Nicarágua: Exilados denunciam neoliberalismo de Ortega ao Foro de SP
Lideranças da oposição ao regime de Daniel Ortega, na Nicarágua, divulgaram uma carta aos dirigentes do Foro de São Paulo em denúncia ao "neoliberalismo" do ditador. O documento é assinado por 15 dos principais opositores de Ortega. Dentre eles, estão seu ex-vice-presidente Sergio Ramírez e a ex-guerrilheira Dora María Téllez, ambos líderes da Revolução Sandinista...
Lideranças da oposição ao regime de Daniel Ortega, na Nicarágua, divulgaram uma carta aos dirigentes do Foro de São Paulo em denúncia ao "neoliberalismo" do ditador.
O documento é assinado por 15 dos principais opositores de Ortega. Dentre eles, estão seu ex-vice-presidente Sergio Ramírez e a ex-guerrilheira Dora María Téllez, ambos líderes da Revolução Sandinista de 1979.
Todos os signatários estão no exílio.
Segundo a carta, Ortega é "o pior dos ditadores neoliberais".
O atual regime é comparado à ditadura de Anastasio Somoza, derrubada pelos sandinistas em 1979.
Ortega impõe um "regime de terror, que viola cotidianamente todas as liberdades civis, aniquila a democracia e a justiça e submete o povo a uma opressão pior do que a imposta pela ditadura anterior", afirma a carta.
Os exilados citam a reforma da previdência de 2018 como exemplo de política neoliberal que gerou uma onda de protestos que, ao ser reprimida violentamente, acabou gerando novos protestos.
"Pedimos aos partidos e organizações que compõem o Foro de São Paulo que denunciem e condenem o regime de terror na Nicarágua, que é incompatível com os princípios de uma esquerda que pretende ser uma alternativa às injustiças do mundo em que vivemos", detalha.
Talvez o Foro de São Paulo se sensibilize pelo uso da expressão "neoliberalismo". Mas qualquer declaração acusando Ortega de crimes e torturas é improvável. Uma ddeclaração atribuída à secretária-executiva Mônica Valente indica que a entidade demonstra desconhecimento do que ocorre de fato na Nicarágua.
A reunião do Foro deste ano está prevista para Brasília entre quinta-feira (29) e 2 de julho.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Adriano
2023-06-25 13:24:28Advinha qual vai ser a posição do cachaceiro??
MARCOS ANTONIO RAINHO GOMES DA COSTA
2023-06-25 12:53:05PÔ, o foro de são Paulo é constituído de organizações (e países) comunistas, regimes ditatoriais e simpatizantes. Eles vão rir muito dessas denúncias.