Reprodução/Facebook

Exclusivo: Flávio e esposa usaram dois imóveis para lavar dinheiro de “rachid”, diz MP

18.12.19 17:23

O senador Flávio Bolsonaro, e a mulher, Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro, usaram dois apartamentos para lavar dinheiro arrecadado por meio de “rachid” no gabinete do filho do presidente, quando ele era deputado estadual, aponta relatório do Ministério Público do Rio de Janeiro, ao qual Crusoé teve acesso.

Os dois imóveis investigados, localizados em Copacabana, foram comprados por Flávio Bolsonaro em 27 de novembro de 2012, da mesma pessoa, um americano. Os apartamentos pertenciam a outro cidadão dos Estados Unidos que afirmou, em depoimento, não ter autorizado a transação.

Mas o que mais chamou a atenção dos promotores de Justiça foram os valores envolvidos. Eles afirmam que os imóveis foram vendidos a Flávio por 30% a menos do que o antigo dono havia pago por ambos e, um ano depois, o então deputado estadual os revendeu por quase 300% a mais do que havia pago.

Um dos apartamentos, o filho do presidente Jair Bolsonaro comprou por 140 mil reais e repassou por 550 mil, em 24 de fevereiro de 2014, obtendo um lucro de 292%. O outro, ele adquiriu por 170 mil e vendeu a 573 mil (273% mais).

Trata-se, segundo o Ministério Público do Rio, de uma “lucratividade expressiva”, “desproporcional”, já que os imóveis de Copacabana valorizaram, no mesmo período, em média, 10%. Para os promotores, não resta dúvida de que Flávio Bolsonaro “simulou ganhos de capital artificialmente produzidos em torno de 800 mil reais”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Um mesmo imóvel pode ser comprado por valores diversos dependendo do estado em que se encontre. EX. Todo abandonado e antiquado: 100 mil. Antigo, mas conservado 150 mil. Muito bem conservado 200 mil. E pode ser vendido por 2 ou 3 vezes mais , dependendo de obras de modernização. Tem muita gente que vive disso: comprar apartamento velho e detonado, modernizá-lo e vendê-lo pelo dobro ou mais. Simples assim. É só entrar em sites de venda de imóveis e ver imóveis de mesmo tamanho e mais caros.

  2. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.com.br/diario/exclusivo-ex-assessora-de-flavio-admitiu-origem-ilicita-do-dinheiro-diz-mp/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  3. Bozo e suas crias são os "liberais" que nunca tiveram um trabalho ou negócio honesto, não sabem o que é iniciativa privada, sempre viveram às custas do Estado e ainda encontram formas de vampirizá-lo ao máximo. Vermes, hipócritas!

  4. O senador Flávio parece ser tão 'inocente' dessas Suspeitas de ilícito qto o senador Zé Serra é 'inocente' de ser "O Vizinho"( planilha do Crime); qto o Aécio é 'inocente' de ter Recebido PROPINA do Joesley; qto o Assessor do Temer é 'inocente' do Flagra da 'corrida com a mala de dinheiro' ; qto o Doria é inocente de 'construção Ilegal em Campos do Jordão; qto o Alckimin é 'inocente' das Merendas ; qto o presidentO da ALERJ é inocente' de 45Milhões; só NÃO É tão 'inocente' qto o lula da silva!

    1. Concordo plenamente. A Justiça não atinge os tucanos e o Presidente da ALERJ ( do PT). Todos devem ser investigados e pagarem se provarem estarem cometendo crimes ( independente de partido ).

  5. MP - do rio - tenham coragem de investigar a movimentação financeira do PT bem como investiguem a Rede Globo...tenham coragem seus comunistas de merda.

  6. É um bom indício pra se iniciar as Investigações ! O bom jornalismo abre espaço Na Mesma Matéria ou com Similar Relevância para o Contraditório ! Antecipadamente porém, Afirmo :- Não sairei gritando 'Flávio é inocente'! Tampouco 'Flavio livre' caso venha a se confirmar o cometimento de Crime e sua respectiva Punição! Aguardo todavia as Apurações dos 16 nomes q antecedem o dele na lista da ALERJ , começando pelo petista dos 45 Milhões...

  7. Nossa como imovel valoriza pouco no Rio de Janeiro? o problema é que QUEM ESTAVA NO OLHO DO FURACÃO NA IMPRENSA ERA LULINHA E SUA CORJA .ESSES REPORTERES ESTÃO TRAZENDO FLAVIO NA MIDIA PARA QUE O POVO ESQUEÇA AS LADROEIRAS DOS FILHOS DO LULA.

  8. Estranha essa estória... Como que a gente pode comprar uma coisa de alguém sem a autorização da mesma?? O MP se enganou ou a Crusoé tá fazendo lambança?? Com tantas evidências assim levantadas, quero saber o porquê do nosso querido MP-RJ ainda não ter dado entrada em processo judicial contra o senador, pois a medida suspensiva do STF já caiu mês passado. Tá esperando o quê?? E como estão os casos do André Ceciliano, presidente da ALERJ, e de mais uns 20 deputados?? O MP não vai vazar nada não??

  9. Coitados. Pensavam que poderiam agir assim sem serem descobertos. Um dia a caisa cairia. Enquanto o PT roubava, os Bolsonaros também se locupletavam. Para mim nenhuma novidade, pois eles eram da base do PT e de um dos partidos mais corruptos da história do Brasil. Creio que issdo é somente a ponta do iceberg. Agora entendo porque os militares estavam calados durante este tempo todo. Calados pela vergonha e calados esperando o momento certo para empossar o Mourão.

    1. Se Mourão assumir, o PT e a mídia comprada já acham algo contra ele...vide Interce...PT...

    2. Deixa de ser critico Vc nao ve que estao buscando acobertar o Lulinha? Sairam com essa sem provas Ta na cara que é cortina de fumaça para desviar a atençao lularapinho

  10. A história se repete. De Lula pra Lulinha e de Jair pra Flávio. A política neste país é de pai pra filho como sempre foi.

  11. Os bolsonaristas estão usando o mesmo discurso da esquerda. “Mas o outro lado tb roubou”, “matéria tendenciosa”, “mas de fulano não falam”. Prova de q mais corrupto q os politicos só o proprio povo q protege! Então ta liberado pro Bolsonaro cometer mais um petrolão e mensalão?

    1. E os mais de 50 milhões de RACHID que votaram no RACHA.

  12. Se deve tem que pagar. Maaaaassss é os outros deputados de vários partidos de esquerda, que a movimentação foi dez vezes maior? Tem um dedinho de Witzel nessa ferida.

    1. Com certeza. Todos devem ser investigados e se culpados, pagar pelo crime. Flávio é mais visado por ser filho do Presidente. Gostaria q a Crusoé completasse a matéria com a situação dos outros deputados também.

    2. Bolsonarista tentando passar pano é triste. Vcs são iguais a esquerdistas. Querem justificar crimes pq o outro lado tb fez.

  13. Concluir que as operações de compra e venda dos imóveis caracteriza “lavagem de dinheiro” revela não um fato, mas uma suposição, baseada no “achismo”. Matéria tendenciosa.

    1. Ou você é ingênuo, ou apoia a falcatrua. Você nunca ouviu falar em comprar um imóvel pagando por fora... Está na cara que ninguém vendeu dois imóveis por 140K e 170K, se eles valessem muito mais, ainda mais no Rio. E tais imóveis não teriam valorizado 292% e 273%. Me poupe... Pense antes de escrever.

    1. Mesmo argumento dos petralhas. “Mas a esquerda tb fez”. Defender bandido tb devia ser crime. Vcs bolsonaros sãos uns canalhas!

    2. Esse assunto só está dando "ibope" pq o cara é filho do Jair. Não vi nenhuma matéria sobre as rachadinhas do PT e do PSOL, origem de tudo. Onde tem políticos tem roubo, falcatruas, lavagens. Se querem noticiar tem que apurar a roupa suja de todos na Assembléia do Rio. Como podemos ter "DE PUTA DOS" presos recebendo salários do povo. Vamos acabar com esteas matérias pintuais. Abram o leque. É salutar para o leitor. A vergonha é NACIONAL.

    3. caio não há só corruptos na esquerda. Mas durante os governos de esquerda ocorreu o maior assalto a cofres públicos da história. rachadinha é crime. Mas nada comparado aos bilhões de petróleo e bndes

    4. hahahhahahhaah... mas ele vai acabar com a corrupção, ele é honesto, fica tranquila. só a esquerda é corrupta... não sei se é ingenuidade ou burrice mesmo...

    1. Foram manobras manjadas de lavagem de dinheiro, comprar barato e vender caro. Esse tipo de crime quando praticados por parlamentares são muito comuns e os seus praticantes confiam na impunidade para jamais responderem por eles. Como o elemento é filho do presidente a vigilância da imprensa é mais aguda, porém deixa outros criminosos de mesmo naipe ocultos. O ideal é focar todos os deputados que fizeram rachadinhas em todas assembléias, federal, estadual e municipal.

  14. Nem de longe defendo o senhor Flávio Bolsonaro, fez tem que responder, mas a ALERJ é um centro de podridão. Em uma reportagem mostraram vários funcionários e acessóres que nunca aparecem para trabalhar. Uma inclusive mora em Orlando nos EU e recebe mais de R$ 23.000,00 mensais. Por que o MP não investiga esse antro? Só lembraram do Flávio Bolsonaro?

    1. A tentativa de vcs de passar pano é enojante. . Estão o tempo inteiro denunciando. Mas qdo o politico é de estimaçao é perseguiçao? Impressionante como petralha só muda de endereço.

    2. Se a PF varresse essas CM e AL pelo país afora ia descobrir tanto esquema que faz sumir dinheiro público. Nisso não há ideologia. Todos se lançam nessa lama.

  15. Se for culpado, então deve ser punido exemplarmente. E depois, deveriam investigar todos os “rachids” pelo Brasil afora, em todos parlamentos. A existência de “rachid” é evidência do verbas desnecessárias destinadas a parlamentares. Mais um exemplo do inchaço do Estado brasileiro que só faz mal ao país. Não tem que ter dinheiro sobrando para fazer rachid.

  16. Se dever que pague, mas por que não se fala nada dos deputados do PT e Psol que tiveram uma movimentação atípica 10 vezes maior? Será que o MP RJ quer apurar crimes ou fazer politicagem?

    1. Petistas usam o mesmo argumento qdo um dos deles é investigado... Investigar crime é politicagem? Só na cabeça dos lulistas de direita. Se juntem ao pessoal q acusa o MP de fazer o mesmo com o caso Marielle

  17. Filho do Lula é o Ronaldinho dos negocios com jogos eletronicos e o filho do Bolsonaro é o Ronaldinho do mercado imobiliário.

  18. Sim, muitos imóveis foram vendidos por preço abaixo do mercado, porém, nunca revendidos muito acima do mercado, é a lógica do mercado. Se há crise é para a grande maioria. Os ricaços não empreendem em Copacabana faz tempo! É na Barra da Tijuca ou Leblon.

  19. Estou adorando o dia de HOJE !!! Chegou a hora da verdade para o clã Bolsonaro só espero q o presidente não esteja metido nessa roubalheira do filho e amigo , ex mulher etc etc

    1. Elizabeth; acho que você é a Velhinha de Taubaté. A ex mulher é a mãe do filho mais novo de JB; como ele não estaria sabendo de que o Flávio, filho de outra mulher, envolveu essa... está tudo em família... ...é um "ação entre amigos"... dá até formação de quadrilha, isso...

  20. Não estou defendendo ninguém, mas só por isso não se pode dizer que há algo errado, nestes tempos difíceis vi muitos imóveis sendo vendidos bem abaixo do preço até para escapar do leilão.

    1. Aí tem maracutaia! Lulinha e Flavinho são fenômenos nós negócios, não acham?

  21. O MP está descobrindo vários ramificações e modalidades de entradas de dinheiro clandestino. Será preciso um power point para explicar tudo isso. Chamem o Dallagnol. Como o Aliança explicará que seu vice-presidente é barra suja... E depois falam do Bivar...

  22. Se o MPRJ possui tantas evidências na mão, porque não oferece logo uma denúncia contra o Flávio? Até quando vão ficar especulando e elucubrando? Indícios e ilações não condenam ninguém. O que condena é a sentença depois de observado o devido processo legal.

    1. A investigação do MP RJ começou de forma ilegal. Estão tentando fazer polêmica para desgastar a imagem do presidente. Se dever que pague, mas e por que não divulgam a movimentação atípica do PT e Psol que foi muito maior? Será que o MP RJ quer apurar crimes ou fazer politicagem?

    2. E o ministro do turismo continua firme! Ele deve saber muito! Tem que ser preso pra falar!

  23. Chegou a hora de Bolsonaro abandonar os filhos para assumirem suas responsabilidades!!! Que paguem pelos erros cometidos. Esta é a postura que esperamos dele.

  24. Está na hora de Flávio Bolsonaro assumir os próprios erros, afinal elé não é mais dependente do pai. Aparentemente, os filhos de JB só atrapalham as boas intensões do Presidente da República. Afinal ele se comprometeu a acombater a corrupção, anseio do povo de bem.

  25. Flávio eh maior de idade e deve responder como Qquer cidadão e,espero q seja assim.Fez,assuma,não faça como o Lula e o pt.

  26. O que vcs da Crusoe tem que entender é basicamente o seguinte: 1) o Lulinha é o Ronaldinho dos negócios 2) o Flávio Bolsonaro é o Warren Buffet dos trópicos!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO