Alex Silva/Estadão ConteúdoLulinha: Cabral se mostra disposto a contar

EXCLUSIVO: Com cambalacho, Lulinha tomou empréstimo no BNDES para comprar equipamentos

05.02.20 16:20

Documentos apreendidos em dezembro pela Polícia Federal na sede da Gamecorp S/A, em São Paulo, mostram que a empresa de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha (foto), comprou equipamentos em 2013 usando dinheiro de um contrato de financiamento do BNDES que foi terceirizado.

O contrato encontrado no escritório do filho primogênito do ex-presidente Lula mostra que a Gamecorp, que tinha a companhia telefônica Oi como sócia, usou um empréstimo a juros baixos concedido pelo banco público a outra empresa de menor porte de Lulinha, a G4, para comprar 36 decodificadores e conversores digitais, pelo valor total de 396 mil reais.

No documento, intitulado “Contrato de Repasse Recursos BNDES”, a Gamecorp se compromete a repassar à G4 todo o valor emprestado pelo BNDES em 22 parcelas, com a inclusão dos juros baixos cobrados, e ainda uma taxa de 10% “referente à administração do contrato” com o banco federal de fomento. Ou seja: foi feita uma triangulação, já que a Gamecorp não se enquadrava nos critérios para a obtenção dos recursos.

A G4 foi criada por Lulinha no mesmo ano da Gamecorp, em 2004, e tem como sócios Lulinha e os irmãos Kalil e Fernando Bittar, proprietário formal do sítio de Atibaia, que era frequentado por Lula e foi reformado pela Odebrecht e pela OAS com dinheiro de propina.

Apreendidos na Operação Mapa da Mina, a 69ª fase da Lava Jato, os documentos mostram que a compra dos equipamentos pela Gamecorp foi feita no dia 14 de janeiro de 2013 e que o empréstimo do BNDES à G4 foi liberado pelo banco no dia 5 de fevereiro daquele ano, com juros de menos de 1% ao mês. Segundo o BNDES, essa modalidade de financiamento é destinada a micro, pequenas e médias empresas ou a empreendedores individuais.

A G4 tem capital social de 100 mil reais e registro para atuar com suporte técnico e manutenção em tecnologia. Já a Gamecorp, que é responsável pelo canal de televisão paga PlayTV, voltado à programação musical e de games, tem capital de 6,48 milhões de reais e recebeu cerca de 83 milhões de reais do grupo Oi/Telemar entre 2004 e 2016.

A PF suspeita que os repasses feitos pela Oi/Telemar às empresas de Lulinha e de seus sócios, como Jonas Suassuna, tenham sido uma forma de pagar propina em troca de decisões favoráveis ao grupo durante os governos do PT.

Na semana passada, a partir de outros documentos encontrados pela polícia na sede da Gamecorp, Crusoé mostrou que, depois da Lava Jato, a Oi passou empréstimos feitos em 2007 pela companhia à empresa de Lulinha (leia aqui).

O advogado Fabio Tofic, que defende Lulinha, classificou o caso envolvendo o empréstimo do BNDES como “ilações despropositadas”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Com a lava jato cada vez mais enfraquecida e com Aras filtrando o q vai ou não vai a julgamento, não vejo como prosperar a investigação e se chegar ao STF haverá sempre os Kassios, gilmar, Levandowski, Marco Aurélio etc... pra votar contra. Só MORO nos salva.

  2. E porque o Lulinha e seus sócios não foram pra cadeia???? O que faz o STF nesse caso ? Claro que não toma conhecimento. Pobre Brasil!

  3. Pois é. Absurdo. Porque a Receita Federal não investiga? Falta de vontade porque se eu erro um codigo no IRPF, coloco valores reais e legais noIRFF mesmo assim tenho que ir até lá e provar que estou certo. São sempre valores ridiculos. Agora vejam só são milhões e ninguem desconfia e investiga? Conversa fiada.

  4. Pois é. Absurdo. Porque a Receita Federal não investiga? Falta de vontade porque se eu erro um codigo no IRPF, coloco valores reais e legais noIRFF mesmo assim tenho que ir até lá e provar que estou certo. São sempre valores ridiculos. Agora vejam só são milhões e ninguem desconfia e investiga? Conversa fiada.

  5. Esse é o filho da "alma mais honesta desse país" segundo o próprio. Vamos ver como ele se safa dessa.... Mas o certo é que, assim como o pai ladrão, esse sujeito não tem neurônios suficientes para bolar um esquema desses, tem que pegar também quem foi o mentor (ou mentores) intelectual (ais) desse crime. Mas o importante mesmo é que todos estejam na cadeia.

  6. O pior de tudo é ver que LULARÁPIO continua dando seus pitacos pela imprensa amiga e seus anexos (vide Foice de São Paulo)no ministro Sérgio Moro. Até quando vamos aguentar essa familia de ladrões do dinheiro do público circulando livremente pelo pais. Já passou da hora das famílias Bitar, Suassuna e Silva se encontrarem em uma cela não especial de qualquer penintenciária nacional.

    1. Esquece. A sangria foi estancada com a chegada do tofolli a Presidência do STF. Ninguém mais vai pra cadeia.

    1. Pois é. E porquê há tanto sigilo? E porquê pouparam Palocci e Joesley? Porquê Montezano faz o que bem entende, só por ser amigão de um boçalnarinho? Tudo como dantes no Quartel de Abrantes...

  7. Aí tem dedo de advogado especialista em corrupção, pq um limpador de bunda de elefante em zoológico não tem capacidade pra dar um golpe desses.

  8. Então tá. Ilações despropositadas. Mas, defesa mesmo, nadica de nada. Por uma razão simples: não há defesa para o indefensável

    1. Você está certíssimo , José.A G4 atuava como banco, com evidência o contrato. Está evidente a capacidade de Lula filho e seus sócios de montar esquemas e descaminhos de dinheiro. Cumpra-se a lei. Se culpado, castigo exemplar.

  9. Tal pai tal filho, tudo ladrão Não vai demorar muito para esse safado ir para a cadeia. E o pai dele assim que mudar certos ministros do STF também vai voltar para a cadeia.

  10. Resumindo a merda: desde o surgimento dessa gente, lá em 1980, bastaria observar seus olhinhos: todos ávidos pelas benesses de um bom cargo e as possibilidades de enriquecimento. Só.

  11. E a auditoria milionária no BNDES não apurou essas irregularidades? Serviu pra que essa auditoria? Torrar dinheiro do contribuinte????

  12. Só não entendo uma COISA. Precisou a PF pescar" estes DOCUMENTOS???? E a "porra" da auditoria milionária (A custo de OURO); não evidenciou estas MUTRETAS????

    1. Certamente só olharam a legalidade dos contratos! Não repararam nos contratantes, bandidos. A tal auditoria foi contratada pelo Temer

    1. Vai se informar rapa criticar o governo ė necessário fake news nao po ta okey

    2. Quem contratou e firmou contrato foi o Temer. Não vamos misturar as bolas

  13. O resultados dos investimentos na educação básica nos governos do PT foram ridículos, mas era preciso manter uma população com baixo nível de educação pra poder agir livremente na corrupção. Lula vendia q o filho era um Gênio dos negócios. Foi preciso investigar muito ate desvendar toda trama de desvios e enriquecimentos dos gênios da família. A cadeia o espera.... e’ so’ uma questão de tempo. Agora e’ Moro no pe’ dele.

    1. Pau de galinheiro é mais limpo do que a família luladrão da Silva . Poderíamos chamar essa quadrilha ( família ) de carniças .

  14. Lulinha!!!! Os homens estão chegando perto hein!!?? Comprem roupas de frio para noites de Curitiba....lá faz frio!!!! Ah!! lá é só Marmitex.....

  15. Isso é tão escancaradamente corrupto ,que desmoraliza toda estrutura política e de justiça aparelhada da mais covarde e vil maneira contra uma Nação inteira,atingindo principalmente aqueles indefesos que na prática serviram apenas como moeda de troca para manter no poder execultivo uma Quadrilha institucionalizada

  16. Ronaldinho dos negócios vai terminar indo parar num lugar mais difícil de limpar do que o zoológico. Meu conselho: volta para o primeiro emprego.

  17. Tomou empréstimo no BNDES ou indireto em outro banco (“terceirizado”)? Se repassou para quem não poderia tomar, deve caracterizar desvio de finalidade. Nesse caso o BNDES também teria sido lesado e o MPF deveria investigar.

  18. creio q falta pouco para esta gangue; quadrilha Lula vá para cadeia. O problema são os três do Supremo. Temos q pressionar e muito para STF seja modificado com um lava toga.

    1. O pior é que você tem razão! Uma bomba dessa vai passar despercebida da “grande” imprensa, assim como outros furos da Crusoé

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO