Excesso de chuva causa tremor de terra em Caxias do Sul
Moradores da cidade de Caxias do Sul (foto), na Serra Gaúcha, relataram tremores de terra na madrugada desta segunda, 13. O Corpo de Bombeiros da cidade orientou os moradores a deixarem suas casas em caso de aparecimento de rachaduras. De acordo com o serviço meteorológico Metsul, os tremores têm relação com a quantidade de água...
Moradores da cidade de Caxias do Sul (foto), na Serra Gaúcha, relataram tremores de terra na madrugada desta segunda, 13.
O Corpo de Bombeiros da cidade orientou os moradores a deixarem suas casas em caso de aparecimento de rachaduras.
De acordo com o serviço meteorológico Metsul, os tremores têm relação com a quantidade de água das chuvas.
"Tremor de terra que atingiu bairros de Caxias do Sul na madrugada não foi um terremoto convencional. Trata-se de acomodação do solo pelo excesso de chuva. Quando chove demais, tais abalos de baixa magnitude ocorrem na Serra. Houve dois episódios em 2023", afirmou a Metsul nas redes sociais.
"Moradores dos bairros Madureira, Universitário, Jardim América e Pio X, dentre outros, foram acordados na madrugada de hoje pelos abalos acompanhados, segundo depoimentos, por um 'estouro'. Muita gente assustada com os abalos foi para a rua no meio da noite", diz a empresa no seu site.
Mais tarde, também foram registrados pequenos tremores nas cidades de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira, ambas conhecidas pela produção de vinhos.
Tremores em Gramado no ano passado
Em dezembro do ano passado, o Serviço Geológico Brasileiro (SGB) sugeriu o monitoramento constante do solo da cidade de Gramado (RS), após as fortes chuvas que afetaram a cidade.
De acordo com os técnicos, as fortes chuvas na Serra Gaúcha desencadearam um fenômeno chamado "rastejo", de difícil medição e que causa a movimentação lenta do solo após trincas e deformidades.
Ao contrário do deslizamento de terra, o "rastejo" pode acontecer em terrenos planos.
O relatório de 23 páginas fala de trincas incomuns registradas no asfalto, que não indicam ser fruto de deslizamentos de terra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Odete6
2024-05-13 22:18:58SUSPENDAM TOTAL E DEFINITIVAMENTE A DÍVIDA DO RIO GRANDE DO SUL!!!!!!! Pra roubar da NAÇÃO essa subespécie petralhaneroladronéscia covarde não tem limite mas, pra essa TRAGÉDIA PLURAL DOS NOSSOS IRMÃOS GAÚCHOS estão dando um ""miserável perdãozinho"" da dívida!!!!!!!!! É PARA CUIDAR DA NAÇÃO SOBRETUDO NAS HORAS APOCALÍPTICAS COMO ESSA É QUE PAGAMOS IMPOSTOS, seus covardes!!!!!!!