Ex-presidente de petrolífera mexicana preso em caso que envolve a Odebrecht
A Justiça mexicana decretou a prisão do ex-presidente da petrolífera estatal Pemex Emilio Lozoya, acusado de corrupção em cumplicidade com a Odebrecht (foto). Lozoya é alvo da primeira investigação no alto escalão instaurada pelo governo de Andrés Manuel López Obrador, que tomou posse em dezembro com a promessa de acabar com a corrupção na segunda maior...
A Justiça mexicana decretou a prisão do ex-presidente da petrolífera estatal Pemex Emilio Lozoya, acusado de corrupção em cumplicidade com a Odebrecht (foto). Lozoya é alvo da primeira investigação no alto escalão instaurada pelo governo de Andrés Manuel López Obrador, que tomou posse em dezembro com a promessa de acabar com a corrupção na segunda maior economia da América Latina.
Em entrevista na terça-feira, 28, o chefe da Unidade de Inteligência Financeira da Secretaria da Fazenda, Santiago Nieto, disse que há três acusações contra Lozoya, que presidiu a Pemex de 2012 a 2016.
A Procuradoria-Geral de Justiça do México informou que o empresário Alonso Ancira, presidente do conselho da siderúrgica Altos Hornos de México, também foi preso. Ancira foi detido pela Interpol na Espanha, suspeito de envolvimento em "uma série de delitos que motivaram um grave dano patrimonial" à Pemex.
As contas bancárias de Lozoya e da siderúrgica estão bloqueadas desde segunda-feira, 26. Segundo Nieto, são investigadas transferências de dinheiro feitas pela Altos Hornos para uma unidade fantasma da Odebrecht, que movimentou os recursos para contas de Lozoya e seus familiares, inclusive por operações imobiliárias.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Ricardo
2019-05-29 20:05:22Obrador está para Maduro assim como Maduro está para Obrador, Odebrecht é fichinha perto dos dois.
Joséf
2019-05-29 11:36:11Essa Odebrecht só era honesta aqui no Brasil. Pois aqui todos negam ter recebido propina da mesma.
Mario
2019-05-29 11:29:30Dobradinha criminosa lulopetista x odebrecht tá em todas.!!
Vitor
2019-05-29 10:42:55Braços longos do crime.
Victor
2019-05-29 10:00:32Interessante que boa parte dos crimes do PT no Petrolão aconteceram na gestão de Graça Foster. Onde ela está? Por que não é investigada?
Catilinário
2019-05-29 09:47:02Enquanto isto, no Brasil... Sérgio Gabrielli e outros circulam normalmente, protegidos pelo "garantismo" (da impunidade do crime) dos "togas suja".