Ex-presidente da OAB volta a apelar nas redes
Em publicação anterior, Felipe Santa Cruz, secretário de Governo de Eduardo Paes no Rio de Janeiro, já tinha falado em "bala na nuca"

O secretário de Governo da Prefeitura do Rio de Janeiro e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz (foto), voltou a publicar comentários violentos nas redes sociais.
Nesta quarta, 6, ele escreveu: "E no mais, traição à pátria é o único caso de pena de morte autorizado pela CF [Constituição Federal]. Então mesmo que a postagem tenha sido só um desabafo que eles tiraram de contexto, no sentido literal estaria respaldada pela Constituição".
A declaração não tem qualquer embasamento jurídico.
Desde que a Lei de Segurança Nacional foi revogada, em 2021, não existe mais o crime de traição à pátria.
E, quando o crime existiu, a punição não incluía a morte, e sim a reclusão de 4 anos a 12 anos.
Bala na nuca
Na segunda, 4, Felipe publicou outra mensagem no X, celebrando a decretação da prisão domiciliar de Bolsonaro:
“Hoje é um dia de festa! Esse mer@# que matou tantos na pandemia está preso. Que os mortos o assombrem“, escreveu.
Ao ser questionado por um seguidor – que excluiu a pergunta – sobre “qual crime” o ex-presidente teria cometido, Santa Cruz respondeu: “Traição aos cânones democráticos. No meu mundo ideal seria pena de morte. Bala na nuca!”.
Ele presidiu a OAB de fevereiro de 2019 a janeiro de 2022, após comandar a seccional do Rio de Janeiro.
Durante o seu mandato, Santa Cruz fez fortes críticas ao governo Bolsonaro.
Atualmente, Felipe Santa Cruz trabalha na prefeitura do Rio de Janeiro, comandad a por Eduardo Paes.
Pedido de exoneração
O vereador carioca Rafael Satiê, do PL, pediu a exoneração imediata do secretário e solicitou que ele seja chamado na Câmara para fazer esclarecimentos.
"Queremos saber o que Felipe Santa Cruz quis dizer quando desejou uma bala na nuca do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está em prisão domiciliar e que nem condenado foi, como o ex-presidente da OAB deveria saber", diz o vereador.
"Nos últimos dias, o cidadão Felipe Santa Cruz, na condição de secretário de Governo do Município do Rio de Janeiro, utilizando conta verificada em rde social pública e de grande alcance, publicou e respondeu a comentários de maneira grosseira, violenta, ofensiva e incompatível com a dignidade do cargo público que ocupa", diz o pedido de Rafael Satiê.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Amaury G Feitosa
2025-08-06 14:48:37Já a alguns uma serra afiada nos chifres resolve ... este sujeito certamente tem câncer no cérebro e como fede.
Eliane ☆
2025-08-06 14:19:51É da "extrema-esquerda"?Muitos são rotulados como extrema-direita por menos.