Evo culpa Brasil e convoca "luta planetária dos guardiães da Mãe Terra"
O presidente da Bolívia, Evo Morales (foto), e um grupo de centrais sindicais e indígenas ligadas ao governo está fazendo uma convocatória para uma "luta planetária de todos os guardiães da Mãe Terra" no próximo dia 8 de setembro. Segundo as entidades, o movimento está sendo "encabeçado pela Bolívia e pelo seu líder, Evo Morales...
O presidente da Bolívia, Evo Morales (foto), e um grupo de centrais sindicais e indígenas ligadas ao governo está fazendo uma convocatória para uma "luta planetária de todos os guardiães da Mãe Terra" no próximo dia 8 de setembro. Segundo as entidades, o movimento está sendo "encabeçado pela Bolívia e pelo seu líder, Evo Morales Ayma".
Entre os motivos para explicar as queimadas, a convocatória cita uma longa lista de fatores: "mudança climática, o fenômeno das geadas seguido de seca, a queima descontrolada e provocada pelos grandes produtores agropecuários, os atentados premeditados, os focos de calor que se propagaram desde o Brasil e outros fatores que são um atentado contra a Mãe Terra".
Ao citar "focos de calor que se propagaram desde o Brasil", a carta mostra sua real intenção. "Trata-se de uma manobra do governo e de seus camaradas. Eles estão tentando culpar os brasileiros para fugir da responsabilidade", diz o boliviano Miguel Crespo, diretor da Probioma, uma instituição privada focada em desenvolvimento sustentável na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
Outro boliviano, Rubén Darío Arias Ortiz, diretor da Coordenação Nacional de Defesa dos Territórios Indígenas Originários Camponeses e Áreas Protegidas da Bolívia (Contiocap), também acha incorreto jogar a culpa no Brasil. "Um discurso comum na Bolívia é o de que os incêndios começaram por causa da política de Jair Bolsonaro contra a natureza e contra os povos indígenas. Mas a verdade é que os incêndios começaram antes na Bolívia", diz Arias. "Essa tentativa de culpar o Bolsonaro é uma afronta ao povo boliviano, que continua afundado no desastre."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Roberto
2019-09-04 16:48:28Os vermes são todos iguais. Escondem suas culpas e defeitos atribuindo a outrem suas incompetências e erros.
Elisa
2019-09-04 14:53:09Evo Morales quer seus 15 min de fama, sem dar conta dos incêndios na Amazônia boliviana. Que culpa tem Bolsonaro?
JOSE
2019-09-04 14:03:34Este Evo está que nem o Bolsonaro, gosta de falar besteiras. Precisa tomar cuidado pois o gás que importamos é a maior fonte de renda de lá.
LUIZ
2019-09-04 13:33:48O chefe dos cocaleros querendo espaço na mídia internacional. Vá se juntar ao Macron.
GIOVANNI
2019-09-04 11:55:36Esse vagabundo expediu um decreto autorizando a queima da floresta boliviana para plantação de coca. Agora que culpar o Brasil ?! Devolva nossa refinaria, cocaleiro dos infernos!
Alberto
2019-09-04 10:35:45Esse é o Lhama de Franja! Um verme que comanda um paíseco cuja maior receita é obtida através das plantações de coca. Esse monte de estrume quenem para adubo serve, ordenou queimadas para que mais plantações sejam iniciadas. O incêndio ocorrido na Bolívia foi o responsável pelo escurecimento do céu em São Paulo às 3 horas da tarde. O que muita gente não sabe é a verdade sobre a refinaria da Petrobrás que ele nacionalizou. Ficou com 40%, o restante foi para o Foro de SP. Coisa armada por Lula.
AMELIA
2019-09-04 08:51:26o COCALEIRO ivo Morales defende a MÃE TERRA e destroi a SOCIEDADE com sua COCAINA ! VAGABUNDO ESQUERDOPATA !!!
Domingos
2019-09-04 08:09:16Daqui a pouco o Presidente Jair Messias Bolsonaro será responsabilizado pela devastação e queimadas das florestas tropicais da Indonésia.
TANIA
2019-09-04 06:35:03América do Sul é um lugar que não vai pra frente mesmo...oh dedo podre pra escolher presidentes. Credo.
FORAPT
2019-09-03 23:47:00Esse Boliviano tapeador quer jogar seus problemas no colo dos outro, mas não é surpresa, pois foi um grande parceiro do líder do quadrilhão que assaltou o país por mais de 12 anos. Isso mostra sua índole e que tipo é.