EUA estão muito perto de banir o TikTok
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou uma lei na quarta, 13, que obriga a empresa chinesa ByteDance, dona do aplicativo TikTok, a vender o seu produto. Caso isso não aconteça, o aplicativo poderá ser banido das lojas virtuais. A lei foi aprovada com 352 votos a favor e 65 contra na Câmara dos...
A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou uma lei na quarta, 13, que obriga a empresa chinesa ByteDance, dona do aplicativo TikTok, a vender o seu produto. Caso isso não aconteça, o aplicativo poderá ser banido das lojas virtuais.
A lei foi aprovada com 352 votos a favor e 65 contra na Câmara dos Deputados, em que os republicanos são maioria. O placar surpreende, porque os Estados Unidos estão muito polarizados em quase todos os temas. Agora, a lei irá para o Senado, de maioria democrata. O presidente Joe Biden afirmou que, se a lei for aprovada, ele não irá vetá-la.
De acordo com os parlamentares que propuseram a lei, a ByteDance representa um risco de segurança nacional devido a suas ligações com o Partido Comunista Chinês. Fala-se ainda que o aplicativo pode ser usado para coletar dados pessoais de americanos.
O argumento é sustentado pelas agências de inteligência americanas.
De acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, CSIS, um think tank de Washington, o risco maior está no momento em que o usuário baixa ou atualiza o aplicativo em seu celular.
"Uma área de risco real é a instalação e atualização do aplicativo TikTok. Na verdade, os usuários do TikTok estão baixando voluntariamente em seus dispositivos softwares chineses sobre o qual têm pouca ou nenhuma ideia. Mesmo que o aplicativo tenha sido analisado e declarado como limpo por uma loja de aplicativos, não há garantia de que futuras atualizações e patches incluam malware", afirma o CSIS.
Diversas universidades públicas dos Estados Unidos já bloquearam o TikTok.
Em fevereiro do ano passado, a Casa Branca deu 30 dias para agências federais banirem o TikTok de seus telefones e sistemas.
Só nos Estados Unidos, o TikTok tem 150 milhões de usuários, e muitas pequenas empresas dependem dessa rede para promover seus produtos e serviços.
O TikTok chegou até a fazer uma campanha nos EUA pedindo para que seus usuários ligassem para os parlamentares e defendessem a continuação do aplicativo. Os representantes, contudo, não parecem ter sido sensibilizados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)