EUA aplicam sanção contra líderes do Trem de Aragua da Venezuela
Governo Trump fecha o cerco contra organização criminosa venezuelana que expandiu seus negócios pela América Latina

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro dos EUA anunciou sanções contra Hector Rusthenford Guerrero Flores (foto), conhecido como "Niño Guerrero", chefe da organização criminosa venezuelana Trem de Aragua.
Além dele, outros cinco líderes e afiliados também receberam a punição econômica.
Segundo o governo americano, o Trem de Aragua está envolvido em atividades criminosas, entre as quais o tráfico ilícito de drogas, contrabando e tráfico de pessoas, extorsão, exploração sexual de mulheres e crianças e lavagem de dinheiro, entre outras atividades criminosas.
“A ação de hoje destaca o papel crucial de líderes como Niño Guerrero e seus assessores nos esforços do Trem de Aragua para aumentar sua influência desestabilizadora em toda a região. O governo Trump não permitirá que o Trem de Aragua continue a aterrorizar nossas comunidades e a prejudicar americanos inocentes. Em linha com o mandato do Presidente Trump de Tornar a América Segura Novamente, o Tesouro continua dedicado a desmantelar o Trem de Aragua e a interromper a campanha de violência do grupo.”, afirmou o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
Expansão
O Trem de Aragua surgiu no presídio de Tocorón, localizado a na província de Aragua — a cerca de 60 km da capital Caracas.
A expansão internacional ocorreu em meio à deterioração econômica do país promovida pelo regime chavista.
Com isso, migrou para outros países da América Latina e Estados Unidos.
A organização criminosa também é conhecida por sua brutalidade, incluindo casos de esquartejamento de inimigos.
Organização Terrorista Estrangeira
Em fevereiro, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, designou o grupo venezuelano como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO).
No ano passado, o grupo já havia sido designado a gangue como uma relevante organização criminosa transnacional.
Como resultado da sanções, todos os bens dos criminosos que estejam nos Estados Unidos ou em posse de cidadãos americanos serão bloqueados.
Além disso, qualquer entidade que sejam "de propriedade, direta ou indiretamente, individual ou coletivamente, em 50% ou mais, de uma ou mais pessoas bloqueadas também estão bloqueadas".
O Tesouro alerta ainda que as instituições financeiras ou pessoas que tentarem burlar as sanções para beneficiar os criminosos podem receber as "sanções secundárias".
"O OFAC pode proibir ou impor condições rigorosas à abertura ou manutenção, nos Estados Unidos, de uma conta correspondente ou de uma conta pagável de uma instituição financeira estrangeira que, conscientemente, realize ou facilite qualquer transação significativa em nome de uma pessoa designada de acordo com a autoridade competente", diz trecho.
Ninõ Guerrero
Hector Rusthenford Guerrero Flores é conhecido por chefiar as atividades criminosas há mais de duas décadas.
Ele transformou o Trem de Aragua, que originalmente surgiu como uma gangue prisional envolvida em extorsão e suborno, em uma organização crescente em todo o Hemisfério Ocidental.
Em julho do ano passado, o Departamento de Estado americano ofereceu uma recompensa de até US$ 5 milhões por informações que levassem à prisão ou à condenação de Niño Guerrero.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)