Estoque paulista da Coronavac será distribuído de 'forma equitativa' entre estados, anuncia governo federal
O Ministério da Saúde anunciou que o estoque paulista de 11 milhões de doses da Coronavac será distribuído 'de forma equitativa' entre todos os estados do país. A pasta fez o esclarecimento após informar que o governo federal assinou um contrato para a compra de 100 milhões de doses da vacina com o Instituto Butantan....
O Ministério da Saúde anunciou que o estoque paulista de 11 milhões de doses da Coronavac será distribuído 'de forma equitativa' entre todos os estados do país. A pasta fez o esclarecimento após informar que o governo federal assinou um contrato para a compra de 100 milhões de doses da vacina com o Instituto Butantan.
Questionado se a aquisição contempla as doses que João Doria planejava usar na vacinação da população de São Paulo a partir de 25 de janeiro, o ministério respondeu que sim.
"Nós contratamos, nós vamos realizar o empenho, que são os estágios da despesa. Está assinada uma cláusula de exclusividade. Ou seja, aquela produção e aquela importação que ocorreram serão disponibilizadas ao Ministério da Saúde e a todos os brasileiros dos 26 estados e do Distrito Federal", disse o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, em coletiva de imprensa.
A execução do cronograma de imunização desenhado para São Paulo, portanto, fica inviabilizada, segundo o governo federal. "A medida provisória, já fui bem claro, prevê que toda vacina deverá obedecer o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19", declarou Franco, em referência à norma que estabelece regras para a compra e a distribuição da vacina.
"Um princípio do SUS é a universalidade. O SUS é para todos. É para todo o Brasil, para todas as unidades da Federação. O ministro ontem, em seu pronunciamento, foi bem claro ao falar que a imunização será iniciada de forma simultânea em todas as unidades da Federação. Não haverá ninguém privilegiado", completou.
Antes da fala do número dois do órgão, o ministro Eduardo Pazuello já havia afirmado que toda a produção do Butantan passaria ao controle do governo federal.
"Toda a produção do Butantan e quero ressaltar, toda a produção do Butantan, todas as vacinas que estão no Butantan serão, a partir do momento deste contrato, incorporadas ao Plano Nacional de Imunização, serão distribuídas de forma equitativa e proporcional a todos os estados", disse.
O governo federal espera iniciar a vacinação entre 20 de janeiro e começo de março, a depender do aval da Anvisa aos imunizantes. Para o início da inoculação, estão previstas 8 milhões de doses -- 6 milhões da Coronavac e 2 milhões da vacina de Oxford.
Em entrevista à GloboNews, João Doria afirmou que o Ministério da Saúde encaminhou o contrato, mas garantiu que o acerto ainda não foi assinado. Ainda assim, disse que, apesar do controle das vacinas pelo governo federal, será possível manter o plano de imunização paulista.
"Nós temos a expectativa real e concreta da chegada de mais insumos para a produção da vacina pelo Butantan. Será perfeitamente possível iniciarmos a vacinação aqui dos profissionais de saúde, dos quilombolas e dos que vivem em comunidades indígenas, conforme prevê o plano estadual de vacinação e, ao mesmo tempo, fornecer a quantidade necessária para os demais estados brasileiros".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Maria
2021-01-08 15:13:12Rendição de Bolsonaro... Agora a vacina do Doria presta?
José
2021-01-08 05:09:25Socooorro... estamos perdidos.
Ana
2021-01-08 02:41:42Difícil é confiar no plano nacional de vacinação com esse sargento Tainha totalmente bozoficado! Não vai dar certo!!!
Odete6
2021-01-07 20:12:38FOI VERGONHOSAMENTE DESMENTIDO, DESMORALIZADO, HUMILHADO E PROIBIDO EM PÚBLICO DE FALAR NA CORONAVAC E AGORA, VERGONHOSAMENTE DE NOVO, DIZ QUE ""NUNCA DEIXARAM DE NEGOCIAR A CORONAVAC""!!!!! QUE CÍNICO, QUE CARA DE PAU, QUE AMESTRADO!!!!
Jose
2021-01-07 19:26:36Kkkkkkkkkk. O Dória é o presidente agora! Ele engoliu o Bozo direitinho e ajudará a salvar milhares de brasileiros. O governo bozista capitulou!
Neusa
2021-01-07 18:48:43Com MTA tristeza e vergonha de ser brasileira minha solidariedade às famílias de 200 mil mortos pela Covid. Deus tenha misericórdia do Brasil nesse momento de trevas🙏🙏
GILVOMAR
2021-01-07 18:46:19#VacinaJá, pois #TemosVacinaCoronavac. #ObrigadoGovernadorDória, pela sua liderança política que deu resultado efetivo importante para o combate à pandemia.
BOCCA DELLA VERITÀ
2021-01-07 18:40:45Ogeneral sebozzzo STRONZO !!