'Estamos sob a ameaça de incidente nuclear de grandes proporções', diz embaixador do Brasil na ONU
O embaixador brasileiro na Organização das Nações Unidas, Ronaldo Costa Filho (foto), destacou nesta sexta-feira, 4, o risco de um incidente nuclear de grandes proporções em meio à guerra em curso na Ucrânia. O diplomata ainda falou na possibilidade de "consequências graves e duradouras". Costa Filho discursou durante uma reunião de emergência do Conselho de...
O embaixador brasileiro na Organização das Nações Unidas, Ronaldo Costa Filho (foto), destacou nesta sexta-feira, 4, o risco de um incidente nuclear de grandes proporções em meio à guerra em curso na Ucrânia. O diplomata ainda falou na possibilidade de "consequências graves e duradouras".
Costa Filho discursou durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, convocada após a Rússia tomar o controle da maior usina nuclear da Europa, localizada em território ucraniano.
"Estou quase envergonhado de reiterar que estamos enfrentando circunstâncias terríveis e sem precedentes. Não só assistimos a uma terrível catástrofe humanitária na Ucrânia, mas também enfrentamos a perspectiva de um incidente nuclear de dimensões significativas, devido à situação na instalação nuclear de Zaporizhia", disse.
O embaixador declarou que o episódio reforça as justificativas para a comunidade internacional reivindicar, de forma mais incisiva, o cessar-fogo na região. "Estamos sob a ameaça de um incidente nuclear de grandes proporções, que pode ter enormes consequências não apenas para a Ucrânia, mas para toda a Europa", emendou.
Mais uma vez, Costa Filho defendeu uma solução pacífica por meio do diálogo e da diplomacia. "O Brasil apela a todas as partes para que se abstenham de qualquer medida ou ação que possa colocar em risco a segurança do material nuclear, bem como a operação segura de todas as instalações nucleares na Ucrânia, pois tal incidente pode ter consequências graves e duradouras para a saúde humana e o meio ambiente".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Maria
2022-03-06 01:17:32MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Jan
2022-03-05 16:49:19É mesmo? Descobriu a pólvora?
MARCOS
2022-03-04 19:03:28SOLTEM AS BOMBAS NA CABEÇA DO CARNICEIRO.
PAULO
2022-03-04 18:27:50Tenho um imenso respeito pelo povo chinês. Porém, da desconfiança, está nascendo em mim, uma aversão às autoridades chinesas. O pragmatismo adotado em meio a tragédia da Guerra do Putin, que pode escalar para algo muito pior, causa nojo. Enquanto a Ucrânia chora, a China quer vender lenço. Chineses, pensem bem. Não vislumbro vcs venderem caixões, caso o pior aconteça.
Bartolomeu
2022-03-04 18:12:41Esse embaixador é bom. FILHO DA P é o Bozo, lambe bolas do Putin.
MARCIO
2022-03-04 17:40:46Toma, o Brasil fica lambendo as botas do Putin, quer ver fazer isso quando o mundo estiver no inverno nuclear e todos mo.rrerem