Entenda o escândalo que derrubou a braço-direito de Petro na Colômbia
O governo de Gustavo Petro (foto), na Colômbia, se envolveu em um escândalo que derrubou a sua chefe de gabinete, Laura Sarabia. A origem da crise está em uma troca de mensagens entre Sarabia e o embaixador da Colômbia na Venezuela, Armando Benedetti. A conversa levantou acusações de que narcotraficantes financiaram a campanha presidencial de...
O governo de Gustavo Petro (foto), na Colômbia, se envolveu em um escândalo que derrubou a sua chefe de gabinete, Laura Sarabia.
A origem da crise está em uma troca de mensagens entre Sarabia e o embaixador da Colômbia na Venezuela, Armando Benedetti. A conversa levantou acusações de que narcotraficantes financiaram a campanha presidencial de Petro, em 2022.
A conversa foi revelada pela revista A Semana no início do mês. Sarabia e Benedetti foram exonerados na sexta-feira (2).
Nos áudios divulgados pelo periódico, o diplomata indica que a ex-chefe de gabinete estaria disposta a revelar o esquema de financiamento. Ele a ameaça para que não o faça.
"Todos nós vamos nos afundar. Estamos todos acabados. Vamos todos para a cadeia [...]. Com tanta m* que eu sei, bem, estamos todos f*, se você me f*, eu vou te f*", disse Benedetti na conversa.
Segundo o diplomata, esses áudios "foram manipulados". Todavia, ele pediu "desculpas" a ex-chefe de gabinete "pela agressão e pelo ataque malicioso".
O governo negou que a campanha presidencial de Petro em 2022 tenha sido financiada por narcotraficantes. Principal órgão de fiscalização das eleições, o Conselho Nacional Eleitoral investiga o caso.
O vazamento da conversa foi apenas o último capítulo de meses de disputa pelo poder entre Benedetti e Sarabia.
Os dois estão em guerra desde janeiro, quando uma babá que já havia trabalhado para ambos acusou a ex-chefe de gabinete de mantê-la em cativeiro em um prédio da Presidência e interrogá-la com um polígrafo, um detector de mentiras.
Ela era suspeita de roubar uma pasta com 7 mil dólares da casa de Saraiba.
A baba teria feito a denúncia logo após viajar com Benedetti para Caracas em um avião particular.
Desde que tomou posse, a aprovação de Petro já despencou de 50% para 34%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Maria
2023-06-08 14:09:34Viche! O noticiário do país vizinho é tão animado quanto aqui!
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2023-06-08 09:25:55Que maravilha esse nosso continente!
Bartolomeu Conceição Nunes Santos
2023-06-07 17:20:38O primeiro governo de esquerda daquele país foi eleito assim, foi? Ah, aqui também não foi diferente. Vide os vídeos de comemorações nos presídios quando o 4 dedos ganhou. E vide as visitas do Dino na favela (até hoje misteriosa visita).