Entenda as 34 acusações contra Trump
Ex-presidente compareceu ao Tribunal Criminal de Manhattan nesta terça-feira (4) e se declarou inocente de todas as acusações
A Justiça do Estado de Nova York divulgou nesta terça-feira (4) as 34 acusações criminais da procuradoria estadual pelas quais o ex-presidente Donald Trump (foto) é indiciado desde a semana passada.
Trump compareceu ao Tribunal Criminal de Manhattan nesta terça-feira (4) para ser informado das acusações das quais é alvo.
Ele se declarou inocente de todas.
As acusações envolvem o mesmo crime: falsificação de registros comerciais de primeiro grau; ou seja, quando a falsificação tem como intenção o cometimento de outros crimes.
Apesar de somarem 34, elas não significam que Trump teria cometido tantos crimes diferentes.
As acusações apenas indicam instâncias do suposto crime cometido. O caso envolve a falsificação de registros da Trump Organization, conglomerado do ex-presidente, em um esquema para subornar a ex-atriz pornô Stormy Daniels para que ela não revelasse suposto affair com o magnata, que teria ocorrido em 2006.
O pagamento do suborno, que ocorreu na véspera das eleições de 2016, não é ilegal.
O suposto crime cometido decorre de reembolso feito por Trump a seu então advogado pessoal, Michael Cohen, quando ele já era presidente dos EUA. Esse desdobramento pode configurar fraude de gasto de campanha eleitoral.
O crime de falsificação de registros comerciais de primeiro grau tem pena máxima de quatro anos de prisão, que, multiplicado por 34 acusações, chega a 136 anos.
Mesmo se condenado, Trump não deverá ser preso, visto que é um réu primário sem antecedentes criminais.
E, como publicamos na segunda-feira (3), o ex-presidente não ficará inelegível para 2024, independentemente de condenação nesse caso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-04-04 21:44:35Lula foi julgado com provas documentais, materiais e testemunhais, condenado e preso. Sua soltura é surreal, um conto kafkiano. Sua soltura mostra que o Brasil é uma republiqueta de bananas, nossa democracia é doente, o Brasil, aos olhos das verdadeiras democracias não é considerado uma democracia de fato, é uma mentira! Viva a Lava Jato!
KEDMA
2023-04-04 19:02:51Tudo certo então na terra do tio Sam.