Ensino domiciliar por projeto, e não por medida provisória
A cerimônia de celebração de 100 dias do governo Bolsonaro nesta quinta-feira, 11, contou com uma mudança de estratégia para a aprovação do ensino domiciliar no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro (foto) assinou um projeto, a ser enviado ao Congresso, para autorizar o método. A intenção inicial da ministra da Família, da Mulher e dos...
A cerimônia de celebração de 100 dias do governo Bolsonaro nesta quinta-feira, 11, contou com uma mudança de estratégia para a aprovação do ensino domiciliar no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro (foto) assinou um projeto, a ser enviado ao Congresso, para autorizar o método. A intenção inicial da ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves, era de envio de uma medida provisória.
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o projeto foi a forma escolhida para que houvesse uma maior discussão do Congresso e evitar manobras da oposição que impedissem de vez essa forma de aprendizado, comprometendo famílias que já a adotam. O ministro reconheceu que haveria esse risco se o ensino domiciliar fosse proposto pela MP.
Onyx aproveitou para criticar a destinação dos recursos do governo federal para a educação no Brasil. Ele afirmou que 51% das verbas são para as universidades públicas, onde estão 19% dos estudantes do ensino superior brasileiro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
HELIO
2019-04-12 10:38:35esse ensino domiciliar que parece ser coisa da ministra Damaresa preocupação tão absurda num país de milhões de mães Pais filhos analfabetosa meu ver de nota uma preocupação de certas famílias com perfil psicopata digo o mesmo coisa de mãe abusada o pai pedofilo o primeiro se observar essa é a mãe que vai ensinar ela sabe ensinar e sabe a matéria sabe como fazer uma das consequências nefastas do método é que retira a criança da convivência das outras que ocorreria na escola não socializando a
Paulo
2019-04-11 18:07:48Para quem discorda desta lei, consulte sobre o princípio de subsidiariedade. Esta lei só vem restaurar o óbvio.
Maurício
2019-04-11 15:05:51E eu espero que aprovem logo.
Sophia
2019-04-11 13:46:08Espero que o Congresso rejeite.
Auxiliadora
2019-04-11 13:07:43Oposição sempre trabalhando contra o país e a população já existem muitas famílias que fizeram opção pelo ensino em casa uma ótima opção prós pais
Max Franco
2019-04-11 12:09:47Vivemos uma democracia, na qual a vontade popular deve ser, pelo menos, analisada por aqueles que elegemos para fazê-la. Sem conhecer a proposta e sem debatê-la no ambiente adequado com especialistas que a executam e possam criticá-la com domínio de conhecimento e de resultados (do BR e do exterior) é, no mínimo, prematuro defendê-la ou rechaçá-la. Ministros e congressistas foram eleitos para trabalhar em projetos de interesse da nação. A Educação é uma área estratégica e de interesse social.
Mario
2019-04-11 11:54:00O MarcoA, comentário abaixo, terá a opção de manter seus filhos na Escola.
Rafael
2019-04-11 10:48:46Parabéns às cerca de 15.000 famílias no Brasil que promovem Educação Domiciliar. Vamos em frente, de batalha em batalha, venceremos essa guerra!
Drusius
2019-04-11 10:41:30Mesmo considerando os desníveis sociais e outros óbices apontados por alguns lúcidos comentaristas, sobre o tema, dias atrás, entendo o "home education" uma opção bem válida. Em algumas matérias do currículo básico e também em outras, alternativas, pode complementar, por ex., o ensino tradicional. Vejo ainda bem mais efetivo e saudável que essa cachaça de nome EAD que cresce a cada dia.
MarcoA
2019-04-11 10:30:18Ensino domiciliar por opcáo é uma das coisas mais insanas que ouvi, normal considerando perfil fundamentalista da ministra da goiabeira e o alcance da inteligencia do executivo (Guedes , Mouro e mais uns 2 fora disso)......crianca precisa de crianca, de escola, de convivio, de debater e aprender com o dia a dia, monitoriada pelos pais...isso ai vai virar fabrica de fanaticos