Embaixada da China a Eduardo: 'seus argumentos mostram que não está arrependido'
A Embaixada da China no Brasil voltou a criticar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (foto) após o filho ‘03’ do presidente Jair Bolsonaro afirmar que “estimular o debate é função do parlamentar brasileiro”, em relação ao episódio em que culpou Pequim pela pandemia do novo coronavírus. “Os seus argumentos mostram que você não está arrependido...
A Embaixada da China no Brasil voltou a criticar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (foto) após o filho ‘03’ do presidente Jair Bolsonaro afirmar que “estimular o debate é função do parlamentar brasileiro”, em relação ao episódio em que culpou Pequim pela pandemia do novo coronavírus. “Os seus argumentos mostram que você não está arrependido pela sua atitude, tampouco ciente dos seus erros”, rebateu a representação diplomática.
Comandada por Yang Wanming, a Embaixada alegou que “ao continuar a optar por ficar no lado oposto ao povo chinês”, o parlamentar “está indo cada vez mais longe no caminho errado”. “Que dê uma guinada o mais rapidamente possível, já que a história nos ensina que quem insiste em atacar e humilhar o povo chinês, acaba sempre dando um tiro no seu próprio pé.”
A representação do gigante asiático ainda questionou: “Você afirma que foi eleito pelo povo, mas fica a pergunta: será que está cumprindo os seus deveres como deputado? Será que merece a confiança daqueles que votaram em ti?”
No entanto, poupou o chefe do Palácio do Planalto. “Sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil está combatendo a epidemia do coronavírus. Como deputado federal, ao invés de contribuir devidamente para esse combate, você tem gastado tempo e energia para atacar deliberadamente a China e espalhar boatos”, emendou.
O elogio da Embaixada ao chefe do Executivo ocorre após o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmar que é “inaceitável que o Embaixador da China endosse ou compartilhe postagem ofensiva ao chefe de Estado do Brasil e aos seus eleitores”.
A crítica do chanceler brasileiro deve-se ao compartilhamento, pelo diplomata Yang Wanming, de um tuíte de Raull Santiago. “A família Bolsonaro é o grande veneno deste país. Eles não são a representação do Brasil. Mas sugiro que siga em frente e pressione Bolsonaro mesmo, pois ele precisa responder pela quantidade de coisas absurdas que aquela boca podre tem capacidade de regurgitar”, dizia o post. A publicação foi apagada.
O atrito começou na noite de quarta-feira, 18, quando o deputado reproduziu tuítes de Rodrigo da Silva, do site Spotniks, que falam sobre a responsabilidade do PC chinês na disseminação da doença. “Mais uma vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas”, completou.
Wanming atacou a publicação e argumentou que as palavras do filho '03' do presidente "são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês". "Tal atitude flagrante anti-China não condiz com o seu estatuto como deputado federal, nem a sua qualidade como uma figura pública especial", emendou.
A Embaixada chinesa reagiu oficialmente: “As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rogerio
2020-03-21 12:23:26Quando o médico chinês avisou do vírus quando só tinha 7 casos o governo chinês proibi-o de espalhar boatos. Ficou bravo como fez agora com Eduardo Bolsonaro. Leia reportagem: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51369300
Martim
2020-03-20 11:16:30A ignorância dos comentários é muito grande, vivemos no mesmo planeta e parece que o sacrifício de Cristo para ensinar o amor aos homens não valeu de nada! Estamos em uma crise mundial e o amor e perdāo é a salvaçāo!
Miguel
2020-03-20 09:39:41A eSStrema imprenSSa e sua guerra contra o governo, não contra o vírus da CHINA COMUNISTA. Continuam tentando encurralar o presidente. Usando a pandemia de FORMA POLÍTICA, na esperança de restaurar uma ideologia que foi banida nas urnas em 2018. Se for preciso nos assustar, criar atritos entre os poderes e desestabilizar o país, eles o farão (como dizia a escorraçada e falecida dilma: FARÃO O DIABO), para eles isso é sobrevivência. Brasil sem medo. PÁTRIA AMADA BRASIL.
Aparecida
2020-03-20 08:32:36A China tem que ser acusada criminalmente. Esconderam e manipularam informações. Disseminaram a doença no mundo todo. Cade a ONU e demais órgãos internacionais? Eles tem que cobrar isso. A China periodicamente infesta o mundo.. Nunca é responsabilizada.
Alberto
2020-03-20 08:18:25A China é a culpada pela disseminação do vírus no mundo todo. E como todo país comunista, só divulga o que interessa a eles. Este mi mi mi faz parte do jogo. o 03 está somente falando a verdade.
Rômulo
2020-03-20 06:08:26🇧🇷 A China quer esconder que a peste foi gerada em wuhan por descaso e censura não há nem o que discutir. 🇧🇷 HORA DE SALVAR VIDAS COMO? 🇧🇷 NÃO SAINDO DE CASA NÃO DIVULGANDO QUALQUER NOTÍCIA QUE CAUSE MÊDO E PÂNICO OS MAIS FORTES APOIANDO OS IRMÃOS MAIS FRÁGEIS VULNERÁVEIS.
SONIA
2020-03-20 01:49:48Os chineses negando sua maldita cria. Veio de onde então?
Rosileine
2020-03-20 00:27:29verdade.. é evidente que este vírus veio da china, se eles criaram...só Deus sabe, mas até aí isto vazar pelo Facebook ou whatsapp, como memes é uma coisa, outra é um deputado que TB é filho do Presidente postar isso assinando em baixo, realmente os filhos do Bolsonaro são decepcionantes
DARLEI
2020-03-20 00:18:12Mesmo que o "raciocínio" de Eduardo Bolsonaro esteja correto, não convém criticar nosso maior parceiro comercial. Na melhor das hipóteses é inconveniente e na pior, burrice
Jose
2020-03-20 00:14:43Eu já falei. Se o presidente chinês quiser, acaba com a economia brasileira com uma canetada só. Somos hoje apenas mais uma colônia chinesa. Basta olhar os números! Mas como bozista não sabe ler e muito menos ainda contar, cabe a eles apenas zurrar!