Em seis meses, Lula já teve 11 pedidos de impeachment na Câmara
Em pouco mais de seis meses de governo, Lula já acumula 11 pedidos de impeachment apresentados à Câmara dos Deputados — na média, um a cada duas semanas e meia. É o que aponta levantamento da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, obtido com exclusividade pela Crusoé. Os requerimentos, em sua maioria, são assinados por parlamentares do...
Em pouco mais de seis meses de governo, Lula já acumula 11 pedidos de impeachment apresentados à Câmara dos Deputados — na média, um a cada duas semanas e meia. É o que aponta levantamento da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, obtido com exclusividade pela Crusoé.
Os requerimentos, em sua maioria, são assinados por parlamentares do PL: o partido de Jair Bolsonaro e principal oposição ao petista na Câmara é responsável por nove requerimentos, ou 81% do total.
O primeiros, apresentados em 26 e 27 de janeiro, tiveram origem em fatos fora do país — na fala de Lula, dada em sua viagem à Argentina, chamando o impeachment de Dilma de golpe de Estado. Os pedidos, apresentados pelos deputados Sanderson (PL-RS) e Evair de Mello (PP-ES) são os únicos já arquivados pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A suposta inação do governo federal nos atos de 8 de Janeiro é o motivo de três pedidos de impeachment, incluindo o único apresentado por cidadãos sem mandato de deputado. A fala de Lula contra o senador Sergio Moro (União-PR), gravada durante uma entrevista coletiva, é a razão central de dois pedidos pelo afastamento do cargo.
Há ainda argumentos pela perda de mandato pela compra de móveis de luxo pela Presidência; pela recepção ao ditador venezuelano Nicolás Maduro; e a mais recente delas, protocolada nesta segunda-feira (3), após uma fala sua sua contra o patriotismo no Foro de São Paulo.
Os nove pedidos em aberto estão sob análise de Lira, que sozinho deve decidir se arquiva ou dá início ao processo. Até o momento, não há indicativos que Lira —que apenas ameaçou Jair Bolsonaro com o dispositivo— vá usá-lo contra Lula.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
ADRIANO
2023-07-06 10:20:44O Lira vai ao wc, faz o nº 2 e se limpa com esses pedidos. Previsível.
Marcia E.
2023-07-05 12:01:16Façam quantos forem necessários. O objetivo é nobre e o Brasil precisa dar uma resposta ao Lula, que não abre mão de mostrar ódio não só ao Moro, à Lava-Jato, mas está degradando a imagem do Brasil perante o Mundo horrorizado com suas posições ditatoriais.
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-07-05 11:55:23Vamos lá Lira, dê início ao processo! Impeachment now!