Em resposta a Bolsonaro, Moraes libera para julgamento ações relacionadas a armas
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, liberou para julgamento nesta quarta-feira, 8, quatro ações que interessam diretamente ao presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. A tendência na corte é que o Supremo Tribunal Federal imponha uma derrota ao chefe do Planalto nos processos, que envolvem o porte, a posse e o controle...
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, liberou para julgamento nesta quarta-feira, 8, quatro ações que interessam diretamente ao presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. A tendência na corte é que o Supremo Tribunal Federal imponha uma derrota ao chefe do Planalto nos processos, que envolvem o porte, a posse e o controle de armas no país.
Em um aceno a grupos conservadores, Moraes havia retido os processos em seu gabinete, após pedidos de vista. Depois dos ataques diretos de Bolsonaro ao ministro nos atos do Sete de Setembro, o magistrado liberou os processos para julgamento e as ações foram incluídas no plenário virtual, para deliberação a partir da semana que vem.
Moraes devolveu para julgamento dos colegas duas ações diretas de inconstitucionalidade ajuizadas pelo PSB e duas ações de descumprimento de preceitos fundamentais apresentadas pela Rede Sustentabilidade. Todas tramitam na corte desde maio de 2019.
Os ministros Edson Fachin e Rosa Weber já votaram a favor da concessão de liminar para suspender a eficácia de dispositivos de decretos assinados por Jair Bolsonaro, mas, com o pedido de vista de Moraes, uma decisão final sobre o caso acabou adiada. A tendência do STF já era a derrubada dos decretos -- a ofensiva do presidente da República contra a corte fortalece esse entendimento.
Entre as inovações, os decretos de Bolsonaro, publicados em 2019, permitiram que pessoas autorizadas possam adquirir até seis armas de uso permitido e facilitaram a compra de armas por CACs, como são conhecidos, caçadores, atiradores e colecionadores de armas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MENEZES88
2021-09-09 08:50:35O COVARDE CLOROQUINA TERÁ A OPORTUNIDADE DE NÃO CUMPRIR A DECISÃO DO STF MAS PRECISAMENTE DO ALEXANDRE DE MORAES MAS COMO SABEMOS NUNCA ACONTECERÁ PQ É UM FALASTRÃO MENTIROSO NÃO VAI CUMPRIR A PROMESSA QUE FEZ AO GADO. É ASSIM TODAS AS VEZES FALA ASNEIRAS E NÃO TEM CORAGEM PQ SABE QUE O RESULTADO SERÁ A DECAPITAÇÃO. FANFARRÃO QUE ILUDE UMA MASSA DE DEMENTES É O QUE ACONTECE NO BRASIL. VAMOS VENCER! MORO PARA PRESIDENTE E EX INTEGRANTES DA LAVA JATO PARA O CONGRESSO NACIONAL ESSA É A SAÍDA. 🚔⚔☠
Mario Cesar de Lima
2021-09-09 08:22:11Sem educação, seria como dar uma metralhadora para um chipanzé.
Inês
2021-09-08 21:52:35O brasileiro pacífico nas mãos de bandidos com armas de grosso calibre, pobre Brasil a favor de ideologia de esquerdopatas, pois as castas familiares pagam por segurança particular, enquanto os pobres dependem da segurança pública para sobreviver em uma sociedade cada vez mais violenta, pois o cidadão não pode ter armas, é um absurdo e uma idiotice dizer que a violência vai aumentar.
Rafael Gregório
2021-09-08 20:34:38Data vênia, cabe ao STF declarar a inconstitucionalidade desses malfadados decretos que permitem a compra de até 05 armas por cidadãos, inclusive fuzil. Isso não interessa ao cidadão pacífico de um país tão violento como o Brasil. É possível que grande parte das armas caiam nas mãos de criminosos e que sejam usadas contra a população. Quão medíocre é o governo Bolsonaro. Como disse o Ministro Celso de Melo, é um PR que não está à altura do cargo, pois lhe faltam estatura de estadista.
Jan2dirsa
2021-09-08 20:05:35Alexandre de Moraes armou o laço. Vamos ver se Bolsonaro vai cair no laço, desrespeitando a decisão que provavelmente será contrária a seus interesses. Se desrespeitar, impeachment à vista. Mas como valentia tem limites, a desse ridículo vai até a página três. A conferir.
Sheila
2021-09-08 19:41:34para perceber que o cara é mesmo um ditador jurídico.. "em resposta"retalha... Certamente não adiantará nada
Antonio
2021-09-08 19:41:06quem quer saber de arma porra.
Silas
2021-09-08 19:17:28Parabéns ministro Morais
Rosely
2021-09-08 19:12:20Mais armas na mão dos incendiários do Capetão? Das milícias? Do gado com a doença da vaca louca? NUNCA! Para portar armas, o cidadão tem que ter muita lucidez e equilíbrio! Dar armas pra bolsominions com 2 neurônios é dar armas para inimputáveis!! Avante, STF! Alguém tem que impor limites no Capetão incendiário e sua Lira de cordas desafinadas! Morte ou prisão do Capetão será vitória da Nação!
ANTONIO
2021-09-08 19:09:57Egocêntrico safado! Vai ter que prender o Brasil inteiro pra poder sair às ruas.