Em Porto Alegre, o racha do PT rumo às eleições de 2024
Uma divisão interna do PT pode trazer obstáculos aos planos da legenda de lançar um candidato a prefeito em Porto Alegre, nas eleições do ano que vem. Nesta sexta-feira (27), antes de uma reunião que poderia definir o apoio amplo da legenda à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), um grupo com sete dos 11...
Uma divisão interna do PT pode trazer obstáculos aos planos da legenda de lançar um candidato a prefeito em Porto Alegre, nas eleições do ano que vem. Nesta sexta-feira (27), antes de uma reunião que poderia definir o apoio amplo da legenda à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), um grupo com sete dos 11 deputados estaduais do partido cobrou que o partido realize eleições primárias para definir o candidato petista ao cargo.
"A proposta de realização de primárias da esquerda para a definição da candidatura à prefeitura de Porto Alegre será um instrumento fundamental para consolidação da unidade da esquerda", argumentaram os parlamentares. "Entre os pontos positivos da proposta, ela promoverá maior unidade e nitidez ao processo, envolve as bases partidárias, criaria uma mobilização prévia em torno da candidatura e promoveria um diálogo e uma construção mais próxima entre os partidos."
Pelas regras eleitorais do ano passado, o partido integrará pelos próximos quatro anos a federação PT/PCdoB/PV, que deve ser mantida mesmo nas eleições municipais. O objetivo é receber o apoio da coligação PSOL/Rede na cidade.
O partido, conclui a moção dos parlamentares, "pela sua história na cidade e inserção social, deverá se desafiar a construir o processo de primárias, uma novidade política que deverá consolidar a unidade da esquerda e abrir os caminhos para a nossa vitória em 2024."
A deputada já disse, em entrevista recente a um podcast, que seu nome está colocado à disposição do partido, mas que a escolha de seu nome não é uma imposição. “Eu realmente me coloquei, me coloquei para o PT. Estou conversando, não como imposição, mas como quem coloca à disposição sua vida, seu trabalho, já são tantos mandatos", afirmou.
Um ato político está marcado para este sábado (28), onde o partido pode indicar Maria do Rosário como sua pré-candidata.
Leia na Crusoé: Minha candidatura deveria ser tratada com respeito pelo PT, diz Roberto Requião
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Manolo
2023-10-29 14:01:17As assombrações vagam assustadoras por todo o país em épocas de eleições. Pobre Brasil.