Em meio a conflito com Gilmar, Fux reitera defesa da Lava Jato
Envolvido em uma disputa de bastidores com o ministro Gilmar Mendes, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, voltou a marcar posição em defesa da operação Lava Jato e do combate à corrupção no país nesta sexta-feira, 11. Ele participou de uma palestra na Academia da Polícia Federal, com a presença do diretor-geral da...
Envolvido em uma disputa de bastidores com o ministro Gilmar Mendes, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, voltou a marcar posição em defesa da operação Lava Jato e do combate à corrupção no país nesta sexta-feira, 11. Ele participou de uma palestra na Academia da Polícia Federal, com a presença do diretor-geral da corporação, Rolando Alexandre de Souza.
O magistrado refletiu sobre as similaridades entre a Lava Jato e a operação Mãos Limpas, ao que concluiu: não se pode permitir que a desconstrução que ocorreu na Itália se repita no Brasil.
"Houve uma rotinização de escândalos que fez com que o Brasil, no índice de percepção da corrupção, descesse do 69º lugar para o 106º, como se aqui fosse natural que essas práticas fossem, digamos assim, corriqueiras", disse Fux.
"Houve uma grande dedicação de estudo sobre como se desconstruiu a Operação Mãos Limpas. Os senhores vão verificar que sempre há tentativas de fazer o mesmo. Nós aqui não vamos permitir a desconstrução dessa operação exitosa que foi a Lava Jato. Aqui usamos de estratégias do primeiro mundo: delações premiadas, agente infiltrado, interceptação telefônica, gravações ambientais. Tudo isso os senhores sabem como é importante para chegarmos ao desate da causa penal", disse o ministro a uma plateia composta por 83 futuros delegados e peritos da PF.
Fux relembrou ainda o julgamento do Mensalão pelo Supremo Tribunal Federal. "Nenhum advogado chegou na tribuna e disse 'meu cliente não fez'. Eles chegavam e diziam 'não tem prova'. Essa é uma frase que não tem que existir na vida de um homem de bem, porque quando você diz 'não tem prova', é porque você fez, mas não tem prova", disparou o magistrado.
Durante a palestra, Fux também condenou o fato de que a corrupção provoca prejuízos para a sociedade, pois retira recursos de serviços essenciais, reduzindo as possibilidades de o estado entregar uma vida digna ao cidadão. Ele lembrou dos crimes ocorridos em plena pandemia por gestores públicos que desviaram verbas públicas destinadas à compra de respiradores. “Isso não tem perdão”, desabafou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Alberto
2020-12-14 10:25:09Alberto (Belém-Pa). In Fux we trust.
Odiney
2020-12-13 12:38:13parabéns ministro nos confiamos na sua lisura,garra e senso de responsabilidade com todo o povo brasileiro nos o apoiamos totalmente ministro
Osmar
2020-12-12 21:26:10Parabéns ministro, quem dera que todos os ministros do STF tivessem à decência de não trabalhar pra bandidos como você e alguns outros. A turma do beiçola, lewa pt, adevogado do pt, carequinha e cia só defendem bandidos e as causas próprias dos amiguinhos corruptos!
Inês
2020-12-12 21:10:03Um alento para o brasileiro, as palavras do ministro Fux, infelizmente não teremos a dobradinha com ex juiz Moro, foi escolhido pelo QI, cópia e cola o ministro Kassio, daremos o troco ao Bolsonaro, em 2022, PRESIDENTE MORO.
Ayrton
2020-12-12 20:18:26Como é bom ver pessoas ,como exemplo do Ministro da mais alta Corte nos trazer um pouco de esperança para combater este câncer da corrupção que nos persegue.
Luiz
2020-12-12 19:19:34Quiça mais um ministro com FUX. Seria ideal pra Banir o triunvirato safado, a saber: GILMAR-BOCA DE CAÇAPA, LEWANDOSVSKI (RÁBULA) E TOFFOLI - CUPINCHA DO LULADRÃO!!!
Ruy
2020-12-12 11:59:16Nosso total apoio ao ministro. Mas em contrapartida, já estamos vendo o candidato oficial á presidência da câmara se declarar abertamente contra a Lava Jato, contra a prisão em 2ª Instância, em favor de um inesperado ao peleguismo sindical. etc. O que virá depois ?
Paulo
2020-12-12 09:20:06C. Apoiado, Fux. Prossiga na defesa da Lava Jato. Nāo deixe Gilmar e sua turminha continuarem a facilitar a vida de corruptos de estimaçāo.
Marilia
2020-12-12 08:47:39Forca, Fux! Va em frente!
CARLOS
2020-12-12 08:17:00É só parar de falar e começar a agir, fazendo uma lava-toga