Biden tenta tranquilizar os americanos quanto aos efeitos da guerra
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), fez o seu primeiro discurso anual do Estado da União na noite desta terça, 1º de março. Ao comentar a invasão russa da Ucrânia, Biden foi ovacionado por republicanos e democratas. Na sua fala, ele tratou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, como "ditador", e anunciou o...
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), fez o seu primeiro discurso anual do Estado da União na noite desta terça, 1º de março.
Ao comentar a invasão russa da Ucrânia, Biden foi ovacionado por republicanos e democratas. Na sua fala, ele tratou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, como "ditador", e anunciou o fechamento do espaço aéreo americano para todas as empresas russas.
"Esta noite, anuncio que nos juntaremos aos nossos aliados para fechar o espaço aéreo americano para todos os voos russos – isolando ainda mais a Rússia – e adicionando um aperto adicional – em sua economia", disse Biden.
Biden também afirmou que o Departamento de Justiça buscará tomar mais medidas contra os oligarcas russos que apoiam Putin. "Estamos nos unindo aos nossos aliados europeus para encontrar e apreender seus iates, seus apartamentos de luxo, seus jatos particulares", disse Biden.
A embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos, Oksana Markarova, acompanhou o discurso do plenário. Ela recebeu vários aplausos e foi abraçada pela primeira-dama Jill Biden.
"Seis dias atrás, o russo Vladimir Putin procurou abalar as fundações do mundo livre pensando que poderia fazê-lo se curvar aos seus caminhos ameaçadores. Mas ele calculou mal. Ele encontrou uma parede de força que nunca imaginou. Ele conheceu o povo ucraniano", disse Biden. "Grupos de cidadãos bloqueando tanques com seus corpos. Todos, de estudantes a professores aposentados, viraram soldados defendendo sua pátria."
"O último ataque de Putin à Ucrânia foi premeditado e não provocado. Ele rejeitou repetidos esforços de diplomacia. Ele pensou que o Ocidente e a Otan não responderiam. E ele pensou que poderia nos dividir em casa. Putin estava errado. Estávamos prontos", disse Biden.
Biden também tentou acalmar os americanos. "Para todos os americanos, serei honesto com vocês, como sempre prometi. Um ditador russo, invadindo um país estrangeiro, gera custos em todo o mundo", disse o presidente. "Eu estou tomando medidas robustas para garantir que a dor de nossas sanções seja direcionada à economia da Rússia. E usarei todas as ferramentas à nossa disposição para proteger as empresas e os consumidores americanos."
Ele afirmou que os Estados Unidos e outros 30 países irão liberar 60 milhões de barris de petróleo de reservas estratégicas para impedir uma alta ainda maior dos preços do barril. "Nós vamos ficar ok", disse o presidente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Marcos
2022-03-02 14:53:49O que eu fico mais indginado são os brasileiros que apoia um genocida Bolsonaro e o psicopata do lula juntos com a Dilma e Collor os piores presidente do Brasil 🇧🇷 e tbem não vi os artistas e músicos condenar o invasão a Ukrainia triste povo brasileiro 😭😭😭😭
MARCIO
2022-03-02 12:41:19Biden é fraco, caso contrário Putin não faria o que fez, e Trump é pior ainda, ele iria ajudar na invasão
PAULO
2022-03-02 11:54:511- O mundo tem avançar com a desputinização. E caso a população russa não se insurja contra o ditador, levará a Rússia para um buraco negro, porém, vai minimizar o risco, do carniceiro avançar com o seu modelo de mundo. Os brasileiros que são democratas, tem que trabalhar para despetizar e desbolsonarizar o Brasil. Estamos nos distanciando do mundo civilizado, nos encontrando hoje ao lado da escória mundial, da estirpe da China, Venezuela e Cuba. A Ucrânia está lutando pela sua liberdade.
PAULO
2022-03-02 11:37:061- Lula e Bolsonaro, tendo ao seu lado a escória nacional, se juntam à escória mundial, defendendo a Guerra do Putin. Com isso algo me vem a mente: caso o Putin instale armas nucleares na Venezuela, que tem um ditador com plenos poderes no país, qual seria o risco para a nossa democracia? Lula e Bolsonaro já estão do lado do Putin, nos afastando do mundo civilizado. Então, mesmo com a vitória democrática da 3a via, ainda teremos risco p/ o Brasil, nessa tal Nova Ordem Mundial.