Exclusivo: em depoimento à Greenfield, Guedes diz que deu lucro aos fundos de pensão
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), afirmou, em depoimento à força-tarefa da Operação Greenfield, que deu lucro aos fundos de pensão por meio de suas empresas. Investigado por supostas fraudes e gestão temerária, Guedes prestou as declarações por escrito. Crusoé teve acesso à cópia do depoimento. A investigação foi aberta com base em relatórios...
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), afirmou, em depoimento à força-tarefa da Operação Greenfield, que deu lucro aos fundos de pensão por meio de suas empresas. Investigado por supostas fraudes e gestão temerária, Guedes prestou as declarações por escrito. Crusoé teve acesso à cópia do depoimento.
A investigação foi aberta com base em relatórios da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc. Os documentos apontam supostos indícios de que Guedes teria se aliado a dirigentes de fundos como a Funcef (Caixa Econômica), Petros (Petrobras) e Postalis (Correios) para cometer fraudes.
Juntos, os fundos de pensão teriam destinado 1 bilhão de reais a investimentos geridos pelo ministro, entre 2009 e 2014. Os investigadores ainda vêem um possível conflito de interesses nas negociações. É que os aportes dos fundos na BR Educacional, gestora de investimentos de Guedes, foram usados para a aquisição da HSM Brasil, também ligada a ele.
Por ser ministro hoje, Paulo Guedes pôde responder por escrito. No documento, ele faz um preâmbulo para dizer que não tinha ingerência sobre todas as etapas dos negócios investigados.
O ministro afirmou que deu lucro a todos os investidores, incluindo os fundos de pensão. Ele sustenta que apenas um negócio, aquele envolvendo a BR Educacional e a HSM, terminou em prejuízo.
"Como já mencionado, este resultado foi a soma dos 4 (quatro) investimentos efetuados pelo fundo, dos quais 3 (três) obtiveram ganhos elevadíssimos de capital, e 1 (um) com o retorno de 99,21% do valor investido", escreveu.
No depoimento, o ministro admite que a própria BR Educacional foi responsável pela avaliação do investimento na HSM do Brasil -- há casos em que esse tipo de investimento é feito mediante uma análise externa. "Foram, então, investidos um total de R$ 62.499.999,00 na HSM do Brasil, com base na avaliação feita pela própria Gestora", sustentou. Guedes afirma, porém, que o negócio foi aprovado por um comitê gestor e chegou a ser auditado.
A Greenfield já havia intimado o ministro a depor anteriormente. No entanto, ele obteve junto ao desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, uma liminar para que o prazo fosse suspenso até que seus advogados tivessem acesso às investigações. Após o cumprimento da decisão, Guedes entregou seu depoimento.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Alexandre P.
2020-08-11 05:23:05O período investigado coincide com governos petistas de Lula e Dilma quando antes da Lavajato, havia uma tremenda farra com o dinheiro dos fundos de pensão. As desculpas que chicago boy dá agora sobre o preju dos aposentados (e lucro dele) não é diferente daquelas dos sindicalistas de então. Em matéria de "capitalismo" o ministro, na prática, é um petista. No fundo nada mudou, com o fim da Lavajato tudo voltará a ser como era com Lula.
Delza
2020-08-11 00:53:39Uma vergonha. Tem que ser tudo apurado!!!
Marcelo
2020-08-11 00:26:05Nao disse nada, como sempre tenta enrolar. O que foi que disseram ao nosso Presidente para ele trazer este "genio" abencoado pelo PT ?
Marcelo
2020-08-10 19:11:13Estou pagando o “ lucro” do Guedes todo mês
Marcelo
2020-08-10 19:09:10Sou descontado pela PETROS em 30% da minha pensão ( e ainda sou obrigado a pagar IR deste desconto)
Arnaldo
2020-08-10 15:37:15Paulo Guedes, é bom mesmo que vc seja culpado. Só assim teremos certeza de que vc está no governo certo.
JULIO
2020-08-10 14:21:35Os fundos de pensão concordam? A explicação é parcial, não conclusiva...Dizer que deu lucro, nao justifica....e se o lucro esperado fosse 10 p. Ex., e o realizado foi 2? Houve uma “perda” de 8!!
Luiz
2020-08-10 13:56:52Tem alguma coisa errada com o depoimento do ministro, pois os funcionários dessas instituições estão tendo que pagar mensalmente uma gorda quantia, em função do rombo nos seus fundos de pensão.
Eduardo
2020-08-10 12:36:35Do que a oposição é capaz para recuperar um poder legitimamente e democraticamente perdido. Será que não percebem que as coisas estão bem melhores e que seus filhos e netos só terão benefícios com as mudanças que o Brasil está experimentando, já está vivendo. Vamos arregaçar as mangas e trabalhar pelo bem de todos. Corrupção nunca mais!
José
2020-08-10 11:51:36Bandidão! quando encontrarem um honesto vamos aplaudir!!