Em comitê do Planalto, Casa Civil reforça geopolítica da vacina contra Covid-19
O Comitê de Crise da Covid-19 do Planalto, coordenado pela Casa Civil, reforçou nesta quinta-feira, 10, a importância geopolítica atribuída pelo governo de Jair Bolsonaro à vacina contra a Covid-19. Em resolução publicada no Diário Oficial da União, o Comitê instituiu um grupo de trabalho que, durante 90 dias, vai coordenar as ações governamentais relativas...
O Comitê de Crise da Covid-19 do Planalto, coordenado pela Casa Civil, reforçou nesta quinta-feira, 10, a importância geopolítica atribuída pelo governo de Jair Bolsonaro à vacina contra a Covid-19. Em resolução publicada no Diário Oficial da União, o Comitê instituiu um grupo de trabalho que, durante 90 dias, vai coordenar as ações governamentais relativas à compra, ao registro, à produção e à distribuição de vacinas "com qualidade, eficácia e segurança comprovadas”. O ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, terá o poder de indicar três dos 19 nomes do colegiado.
Apenas o Ministério da Saúde poderá indicar mais membros que o Itamaraty, com quatro integrantes apontados por Eduardo Pazuello. A chancelaria terá o mesmo número de integrantes que a Casa Civil. Os três representantes do Ministério das Relações Exteriores foram um pedido do próprio Planalto ao Itamaraty, que já avalia internamente as indicações que serão encaminhadas por Ernesto Araújo.
No âmbito diplomático em Brasília, as embaixadas da China, da Rússia e do Reino Unido já foram acionadas para intermediar os acordos assinados por governadores e pela própria União com as empresas que estão em fase final de desenvolvimento de vacinas.
Em diversas oportunidades, o presidente Jair Bolsonaro deixou clara a sua preferência pela vacina de Oxford, objeto de um acordo do Ministério da Saúde com a farmacêutica AstraZeneca. Já os governos do Paraná e Bahia, apostam na Sputink V, da Rússia, enquanto João Doria tem confiança na vacina chinesa Coronavac.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Leonardo
2020-09-10 20:19:43Guerra fria das vacinas.
Odete6
2020-09-10 14:23:46AH, MAS QUE PIADA MAIS ENGRAÇADA DE HUMOR NEGRO: BRONCOSSAURO E O DUDÚ É QUE, MAIS UMA VEZ, """FARÃO""" AS """INDICAÇÕES DE SAÚDE""" PARA O POVO BRASILEIRO: ESCOLHERÃO AS VACINAS E AS """RECEITARÃO""" BASEADOS NA """IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA""" DELAS!!!! É MAIS SEGURO A GENTE CONVERSAR PESSOALMENTE COM O VÍRUS.
LUIZ
2020-09-10 12:52:43Quando não se quer fazer nada nomeia-se uma comissão ou comitê, assim diz a sabedoria popular. Com o general subordinado do capitão no comitê, certamente vão arrumar um encosto para mais uns verde-oliva.
Manuel
2020-09-10 12:46:12Vacina segura demorará anos vejam várias matérias publicadas que cita onde após uma vacina aprovada tem de acompanhar o paciente por 5 anos para verificar efeitos contrários.
Aguia
2020-09-10 12:33:15Corram seus merdas! A tal Gripezinha do Boçalnaro está MATANDO, pô!🤬