Em Brasília, poucos venezuelanos conseguem votar
No Brasil, havia 1.059 eleitores cadastrados para votar em diversos consulados e na Embaixada da Venezuela, em Brasília, na eleição presidencial. Muitas das pessoas que tiveram o processo de cadastro eleitoral dificultado em outras cidades do Brasil viajaram para a capital na esperança de conseguir valer o seu direito. Mas elas não conseguiram entrar no...
No Brasil, havia 1.059 eleitores cadastrados para votar em diversos consulados e na Embaixada da Venezuela, em Brasília, na eleição presidencial.
Muitas das pessoas que tiveram o processo de cadastro eleitoral dificultado em outras cidades do Brasil viajaram para a capital na esperança de conseguir valer o seu direito.
Mas elas não conseguiram entrar no prédio da Embaixada da Venezuela (foto). Ficaram aguardando atendimento até que o prazo se esgotou.
Apenas 38 pessoas conseguiram votar, em duas mesas separadas — um índice insignificante perto dos mais de mil que poderiam votar em todo o Brasil.
Nenhum dos venezuelanos foi autorizado a entrar no centro de votação com celular.
Um dos empecilhos que os venezuelanos tiveram de enfrentar foi a necessidade de comprar um registro de matrícula para regularizar a situação eleitoral, ao custo de 60 dólares.
Um grupo de cinco mulheres brasileiras que supostamente integram "movimentos sociais" foi convocado para prestar solidariedade ao ditador Nicolás Maduro.
Mas elas estavam sem informações sobre a eleição. Uma delas posou ao lado de uma faixa dos opositores, criticando Nicolás Maduro. A brasileira, então, foi aconselhada a não fazer a foto, porque isso poderia gerar problemas para ela.
Outra brasileira conseguiu entrar dentro do edifício, na Embaixada, gravando com o celular, o que não é permitido segundo a lei eleitoral da Venezuela.
Às 3 horas da tarde, mais de 100 venezuelanos realizaram uma manifestação em frente ao prédio da Torre de Televisão, perto da Esplanada dos Ministérios.
Pouco depois das 6 horas da tarde, integrantes da oposição aguardavam o fechamento do centro de votação para acompanhar a contagem dos votos. Enquanto há pessoas aguardando do lado de fora, as urnas seguem abertas.
O resultado oficial está aguardado para esta noite.
No início da tarde, o comparecimento era de 42,1%, o que indica um bom índice de presença da população venezuela.
Um alto comparecimento é uma boa notícia para a oposição, que espera ter mais de 2 milhões de votos de vantagem para Maduro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amyr G Feitosa
2024-07-29 08:36:20E o "melhor" uma tal de Juliana Fumo tá lá no paraíso democrático querendo enfiar mais $10bilhões nu "cumpanhêro" vá ver para construir um metrô de Caracas a Essequibo ... calote? conversa o Fundo Garantidor do Calote paga.