Elena Landau: 'Bolsonaro quer tomar conta da Petrobras, assim com foi feito nos governos do PT'
Elena Landau (foto), ex-diretora de privatizações do BNDES, afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que Jair Bolsonaro "quer tomar conta da Petrobras", assim como foi feito em governos do PT. Para ela, ao trocar novamente o comando da estatal, o presidente não deseja resolver o problema dos preços dos combustíveis, mas sim aparelhar a...

Elena Landau (foto), ex-diretora de privatizações do BNDES, afirmou, em entrevista ao jornal O Globo, que Jair Bolsonaro "quer tomar conta da Petrobras", assim como foi feito em governos do PT. Para ela, ao trocar novamente o comando da estatal, o presidente não deseja resolver o problema dos preços dos combustíveis, mas sim aparelhar a empresa e fazer um choque de preços com fins eleitoreiros.
"Bolsonaro não tem interesse nenhum em resolver o problema dos preços dos combustíveis para quem precisa. Se ele tivesse, já teria feito. Vários países já fizeram subsídio para pessoas que dependem disso para trabalhar no dia a dia. O que ele quer é intervir na empresa e retomá-la para entregá-la ao Centrão. [...] O que Bolsonaro quer é tomar conta da empresa, exatamente como foi feito em governos do PT. Vai entregar a diretoria aos amigos. A medida aqui é intervir com fins eleitoreiros", disse a economista.
No início da semana, José Mauro Coelho, que havia assumido a presidência da Petrobras em 14 de abril deste ano, caiu após ficar pouco mais de um mês no cargo. Caio Mário Paes de Andrade foi indicado pelo governo para o posto.
Como antecipamos, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, que assumiu o cargo recentemente, tem um projeto para ampliar em até 100 dias o prazo entre reajustes pela Petrobras. A ideia é dar mais previsibilidade ao consumidor, que não sofreria tanto com a variação internacional do barril. No Palácio do Planalto, a medida é considerada “a possível no curto prazo”.
Caso encontre resistência da direção da estatal, o ministro deve atuar por mudanças mais profundas na empresa, que podem incluir também a troca de integrantes do conselho de administração e diretorias (executiva, financeira, relações institucionais e tecnologia).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Marcello
2022-05-25 22:52:15Petromico!
Ivan
2022-05-25 09:20:47O povo sabe que a PB importa petróleo mais leve ( e mais caro) e que se adequa melhor ao nosso perfil de refino? E também importa derivados? Tudo em dólar e a preço internacional? Bolsonaro quer mexer nos preços e Lula acha pouco. Uma disputa pra ver quem causa mais dano à Petrobras e à economia.
Odete6
2022-05-25 09:17:30E ele próprio, conjuntamente com suas crias crápulas parasitas degeneradas, criarão um laranjal e sugarão a empresa até o último centavo pra sustentarem a familícia, suas campanhas eleitoreiras e o próprio laranjal dessa facção criminosa vampira, exatamente como a vasta facção criminosa dos seus pares, os marginais luladralhas. Ou seja: o de sempre. Já conhecemos essa história tenebrosamente sinistra e caso de prisão perpétua, se houvesse no país.
Ivan
2022-05-25 09:16:02Perguntinha: se os preços internacionais cairem vão esperar 100 dias para reduzir? Outra: se os preços subirem e os importadores privados pararem de importar e com isso faltar combustível o Guedes vai bater palminha?
Suzane
2022-05-25 08:45:59O substituto se chama Caio, kkk! A piada já vem pronta: será que vai "cair" também daqui a pouco?