Eleições: Itamaraty reprova convite do TSE para União Europeia ser observadora
O Ministério das Relações Exteriores demonstrou reprovação ao convite feito pelo Tribunal Superior Eleitoral, comandado por Edson Fachin (foto), para que representantes da União Europeia acompanhem as eleições de outubro como observadores. A corte costuma receber visitantes internacionais em uma investida pela ampliação da transparência do sistema eleitoral. Usualmente, os observadores têm acesso aos centros...
O Ministério das Relações Exteriores demonstrou reprovação ao convite feito pelo Tribunal Superior Eleitoral, comandado por Edson Fachin (foto), para que representantes da União Europeia acompanhem as eleições de outubro como observadores.
A corte costuma receber visitantes internacionais em uma investida pela ampliação da transparência do sistema eleitoral. Usualmente, os observadores têm acesso aos centros de votação e às instalações da Justiça Eleitoral e, ao final da viagem, produzem relatórios com todas as informações colhidas durante as missões.
O Itamaraty, no entanto, apontou que o Brasil não tem tradição em ser avaliado por organização internacional da qual não faz parte. "Note-se que a União Europeia, ao contrário da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), por exemplo, não envia missões eleitorais a seus próprios estados membros", diz o órgão, em nota divulgada na tarde desta quarta-feira,13.
Para as eleições deste ano, o TSE convidou, além da União Europeia, a OEA, o Carter Center, o Parlamento do Mercosul, a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais, a União Interamericana de Organismos Eleitorais e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Todas as conversas estão em andamento.
"Na prática, nas missões, as instituições participantes observam o cumprimento das normas eleitorais nacionais, colaboram para o controle social nas diferentes etapas do pleito e verificam a imparcialidade e a efetividade da organização, direção, supervisão, administração e execução do processo eleitoral", explica a corte, em nota.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
HENRIQUE SOLON BRANDAO KNOEDT
2022-04-15 11:45:04Nisso já se percebe uma tendência do governo Bolsonaro de deixar espaços para a fraude.
Nildo Jose Formigheri
2022-04-15 09:35:55Não adiante insistir com pessoal do Bolsonaro, o negocio deles é quanto menos fiscalização melhor.
Ricardo
2022-04-14 15:02:03Como bolsonaro ira impugnar as eleicoes ele nao quer dar margem a nenhuma organizacao que diga que o processo foi legitimo
Leny Leitão
2022-04-14 13:17:12Todas as ações que objetivam a transparência de processos, são criticadas pelo atual Executivo e seus a asseclas de plantão.
Suzane
2022-04-14 08:55:32Essa recusa do Itamaraty é a demonstração mais clara de que eles não irão querer reconhecer o resultado das urnas, caso Bolsonaro perca as eleições (pois, todo mundo já sabe que ele vai perder e, se houver o acompanhamento de órgãos externos no processo, ficará mais difícil emplacar a narrativa de "golpe do Judiciário"... Espero que o TSE resista e, sim, chame todos os órgãos externos possíveis pra comprovarem a licitude das eleições!
Paulo Ferreira
2022-04-14 08:37:47Vai sair mais caro que o comprovante impresso do voto kkk
Elaine
2022-04-14 00:58:16Nada de extraordinário o MRE não aprovar o convite do presidente TSE para organismos internacionais serem observadores no período eleitoral . Afinal o ministro é indicação do Executivo , e reza por sua cartilha ( ops ! ordens) tanto quanto o AGU, o PGR e qualquer outro ministro . Observadores internacionais incomodam ? Pois não deveria ! CADÊ A TRANSPARÊNCIA ?
Osmar
2022-04-13 22:51:39Que preocupação! Será com o povo brasileiro ou e de dar ar de legalidade parA está corja chamada STF e STE? Larguem o filé e deixem o isso pro povo brasileiro cambada de salafrarios e escraviza dores do povo brasileiro! Cambada de assaltantes, matadores do povo com seus desvios milionários da saúde, educação e segurança!
Jader
2022-04-13 22:10:03é um governo esquizofrenico e o preço que se paga (entre outros) para ter cargo nesse hospicio é passar recibo de maluco!!! VAI PASSAR!!!
MARCOS
2022-04-13 22:00:11SERÁ QUE ESSE GOVERNO TEM ALGO A PERDER COM ESSA REPROVAÇÃO?