Eleição na Turquia vai para o segundo turno
O Conselho Supremo Eleitoral da Turquia anunciou nesta segunda, 15, que a disputa presidencial será decidida em um segundo turno, marcado para o dia 28 de maio. Com mais de 91% das urnas apuradas, o presidente Recep Tayyp Erdogan (foto) obteve 49,24% dos votos. Seu adversário Kemal Kilicdaroglu ficou com 45%. Como nenhum dos dois...

O Conselho Supremo Eleitoral da Turquia anunciou nesta segunda, 15, que a disputa presidencial será decidida em um segundo turno, marcado para o dia 28 de maio.
Com mais de 91% das urnas apuradas, o presidente Recep Tayyp Erdogan (foto) obteve 49,24% dos votos. Seu adversário Kemal Kilicdaroglu ficou com 45%. Como nenhum dos dois conseguiu mais da metade dos votos, o pleito irá para o segundo turno.
Na eleição de 2018, a primeira após uma emenda constitucional instalar o regime presidencial e o mandato de cinco anos, Erdogan venceu no primeiro turno com 52%.
As pesquisas eleitorais para o segundo turno trazem números conflitantes. Das sete enquetes realizadas em maio, duas dão vitória para Erdogan e cinco, para Kilicdaroglu. Como as pesquisas superestimaram o tamanho da oposição, fica muito difícil agora ter uma previsão para o segundo turno.
A decisão pode depender do terceiro colocado, o ultranacionalista Sinan Ogan, que obteve 5% dos votos. Ogan é um aliado de Erdogan. Contudo, ele disse que poderia apoiar Kilicdaroglu caso ele se comprometesse a não fazer concessões aos curdos, uma etnia que vive no sudeste da Turquia e também está no Irã, Síria e Iraque. Essa oferta de apoio deixa Kilicdaroglu em uma situação delicada, porque aceitar o apoio de Ogan poderia afastar eleitores curdos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)