Eduardo se desculpa, mas argumenta que tem dever de estimular debate
O deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PSL, desculpou-se, nesta quinta-feira, 19, após receber críticas pela publicação em que culpou o governo chinês pela pandemia do novo coronavírus. O filho ‘03’ do presidente Jair Bolsonaro afirmou, em nota, que “jamais teve intenção de ofender o povo” do país asiático, maior parceiro comercial do Brasil. Argumentou, no...
O deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PSL, desculpou-se, nesta quinta-feira, 19, após receber críticas pela publicação em que culpou o governo chinês pela pandemia do novo coronavírus. O filho ‘03’ do presidente Jair Bolsonaro afirmou, em nota, que “jamais teve intenção de ofender o povo” do país asiático, maior parceiro comercial do Brasil. Argumentou, no entanto, que “estimular o debate é função do parlamentar brasileiro”.
NOTA OFICIAL SOBRE AS CRÍTICAS DA EMB. CHINA AO MEU RETWITE
LEIA E COMPARTILHE
Jamais ofendi o povo chinês, tal interpretação é totalmente descabida. Esclareço que compartilhei postagem que critica a atuação do governo chinês na prevenção da pandemia, ... pic.twitter.com/zAal6YIUWR
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) March 19, 2020
Eduardo provocou um atrito diplomático na quarta-feira, 18, ao reproduzir tuítes de Rodrigo da Silva, do site Spotniks, que falam sobre a responsabilidade do PC chinês na disseminação da doença. “Mais uma vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas”, completou o deputado.
O Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, rebateu a declaração e alegou que as palavras do parlamentar "são um insulto maléfico contra a China e o povo chinês". A conta oficial da Embaixada chegou a tuitar que Eduardo havia contraído “vírus mental” após integrar a comitiva presidencial a Miami, nos EUA.
Na nota divulgada esta tarde, Eduardo disse que “não identificou qualquer desconstrução dos argumentos por parte do embaixador chinês no Brasil”. “Este apenas demonstrou irritação com meu post e direcionou erroneamente suas energias no compartilhamento de posts ofensivos à honra de minha família - este sim um fato grave e desproporcional”, emendou.
O deputado ressaltou que “a discussão de pautas globais é prática normal na comunidade internacional” e disse que impedir o debate seria “censura deliberada. "Jamais tive a pretensão de falar pelo governo brasileiro", ponderou.
O filho do chefe do Palácio do Planalto observou que um vírus pode existir em qualquer país, “mas é obrigação das autoridades deste informar à sociedade e tomar as melhores medidas para conter seu avanço (e não agir mantendo sigilo da real condição)”. “As vidas das pessoas devem vir em primeiro lugar, não os interesses do Estado”, completou.
Ele acrescentou que, ao tratar a Covid-19 como um “vírus chinês”, não cometeu xenofobia. “Na comunidade médica, é bem comum que doenças sejam batizadas em referência à localidade de origem da mazela.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MAURÍLIO43
2020-03-20 20:38:28O Boçalnaro e o seu savoir-faire: "estimular o debate !" Eita, delirou que ia ser embaixador e já se acha... Simplesmente, constrangedor.
Barros
2020-03-20 11:56:15Estimular o debate, seu "Bolsonada"? Você está disseminando a cizânia no governo de seu pai. Cale-se! Quem muito fala, dá bom dia a cavalo.
João
2020-03-20 11:55:45O Embaixador Chinês está de mi mi mi. Deveria pedir desculpas por negligenciar o início da pandemia com a prisão daqueles que lhes alertavam para o risco iminente. A esquerda acompanha a ladainha.
FranciscoJose
2020-03-20 00:29:37É o terceiro comentário que faço hoje é não é enviado! Acho que está agradando à nova linha editorial da revista! Felizmente minha assinatura deve estar acabando
Toshiaki
2020-03-20 00:28:06Engraçado eu queria saber de onde surgiu o coronavírus e por que não se pode falar a verdade? A China também precisa das nossas riquezas ,minerais para produzir suas peças , seus celulares e com isso ter muito lucro à custa dos brasileiros ,a culpa dessa dependência comércial com a China devemos agradecer ao ex presidente Lula que só sabia negociar com o países esquerdistas.
Soraia
2020-03-19 21:42:11Engraçado, o pai dele sabia do vírus faz muito tempo, desde janeiro, com informações privilegiadas e reluta até hoje achando que é histerismo da imprensa. Ainda bem que temos o Mandetta; nem vou elogiar muito, a cabeça dele já está a prêmio. Não tenho dúvida nenhuma, trocamos seis por meia dúzia.
GIANCARLO
2020-03-19 20:58:52Agora fica difícil de atenuar. É impressionante a falta de filtro , preparo , bom senso, equilíbrio e postura do clã Bolsonaro. No começo relevamos achado que era um ou outro deslize, mas a regra é falar e publicar de forma inconsequente. Jamais votarei no PT / esquerda nefasta, mas a decepção é grande ...
TARSA
2020-03-19 20:55:03Impulsivo como toda família, ou seja, não pensa antes de falar. Pior ainda é que não pensa antes de escrever, o que já começa a caracterizar um adjetivo pior que a impulsividade.
Célio
2020-03-19 20:12:54A culpa é mesmo da China comunista, que escondeu a doença por meses! #viruschines
Ricardo
2020-03-19 19:49:36Se teve origem na China, o vírus é o que? Norueguês?