Eduardo joga Havaianas no lixo
Ex-deputado protesta contra campanha da marca e compara reação ao boicote à Bud Light
O ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou um vídeo nesta segunda-feira, 22, jogando um par de Havaianas no lixo em protesto ao comercial realizado pela empresa.
No vídeo, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro afirma que a marca sempre foi um "símbolo nacional", mas critica a escolha da atriz Fernanda Torres como garota-propaganda da campanha.
"Todo mundo sabe que eu tô morando nos Estados Unidos. Eu achava que, isso daqui [par de Havaianas], era um símbolo nacional. Já vi muito gringo com essa bandeirinha do Brasil no pé. Só que eu me enganei. Eles escolheram para ser a garota-propaganda [Fernanda Montenegro] da sandália uma pessoa declaradamente de esquerda, uma pessoa que não tá nem aí, ou melhor, defende a prisão da 'Débora do Batom' [Débora dos Santos], da Adalgiza, da Iraci Nagochi e ainda fala para você não começar o ano com o pé direito. Isso não foi por acaso, me desculpem", afirma Eduardo.
O ex-deputado cita o caso da Bud Light, nos Estados Unidos, que em 2023 realizou uma ação promocional com a influenciadora trans Dylan Mulvaney.
A campanha foi interpretada por parte do público americano como um alinhamento com pautas da esquerda identitária, a chamada agenda woke, o que desencadeou um boicote em larga escala.
Na época, as vendas e o valor de mercado da empresa sofreram quedas expressivas. "Então, o pé direito e o esquerdo estão no lixo. Qualquer coisa fala pro pessoal do marketing se aconselhar com o marketing da Budweiser aqui nos Estados Unidos, que também se descolou da realidade e tomou um prejuízo bilionário", acrescentou Eduardo.
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) foi a primeira a descartar as sandálias.
"Se as havaianas não nos querem, nós também não queremos as havaianas", diz em vídeo divulgado no X no domingo, 21.
"Pé direito"
No comercial divulgado nas redes sociais da Havaianas, Fernanda Torres diz: "Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito.
Não, não é nada contra a sorte. Mas vamos combinar, sorte não depende de você, né? Depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta. Os dois pés na estrada. Os dois pés na jaca. Os dois pés onde você quiser".
A atriz, que protagonizou o filme Ainda estou aqui, vencedor do Oscar de filme estrangeiro em 2025, tem tido uma atuação política muito intensa ao longo do ano.
Talvez o texto nem tivesse uma conotação política definida.
Mas, diante dos posicionamentos de Fernanda Torres, os adversários políticos e pessoas do espectro oposto reagiram acreditando se tratar de uma provocação.
Leia mais: Havaianas mete o pé na jaca da política
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)