É preciso ser educado com a inteligência artificial?
Não é só a máquina que está sendo treinada. É você também

A disseminação das ferramentas de inteligência artificial (IA) é um fenômeno inexorável. Esses programas executam as ordens dos seus usuários em poucos segundos, com enorme eficiência.
Mas quem tem usado o ChatGPT, o Grok, o NotebookLM ou qualquer outra ferramenta pode ter se perguntado, entre um "prompt" e outro, se é preciso pedir "por favor" ao programa quando precisa que alguma tarefa seja executada.
Ou, então, agradecer com um "obrigado" quando a IA cumpre tão diligentemente suas funções.
Dar tantas ordens seguidas, sem ter de se preocupar com o tempo que será gasto ou a capacidade de processamento do computador, pode gerar um estranho desconforto em quem está acostumado em ser gentil na hora de pedir algo a outro ser humano.
Mesma eficiência
Como a inclusão de "por favor" ou "obrigado" não melhora a resposta da IA, digitar algumas palavrinhas soa como perda de tempo e esforço desnecessário dos dedos.
Aqueles mais preocupados com o meio ambiente podem entender que usar palavras e frases desnecessárias obriga os computadores a processar mais informações, gastando mais energia e consumindo mais água para resfriar as máquinas.
Na rede X, uma usuária com o nome "Tomie" fez a seguinte indagação: "Gostaria de saber quanto dinheiro a OpenAI perdeu em custos de eletricidade com pessoas dizendo 'por favor' e 'obrigado' aos seus modelos".
Sam Altman, diretor da OpenAI, respondeu: "Dezenas de milhões de dólares bem gastos — a gente nunca sabe".
Civilidade
O mal maior, contudo, é as pessoas, que cada dia mais substituem as interações humanas pelas conversas com máquinas, entendam que ser educado deixou de ser necessário.
Que dizer "por favor" ou "obrigado", além de não alterar a qualidade da resposta, ainda faz mal ao meio ambiente.
Para não cair nessa armadilha, por favor, seja gentil com a máquina.
Exercite a gentileza.
Treine ser uma pessoa elegante, para depois ser ainda mais fino com as pessoas de verdade.
Não é só a máquina que está sendo treinada. É você também.
Obrigado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)