Draghi renuncia, e presidente da Itália dissolve Parlamento
Com a apresentação do segundo pedido de renúncia do premiê Mario Draghi (foto) nesta quinta (21), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, anunciou dissolução do Parlamento e convocação de eleições antecipadas. A data do novo pleito ainda não foi marcada, mas, segundo a imprensa italiana, é provável que ele seja realizado em 25 de setembro,...
Com a apresentação do segundo pedido de renúncia do premiê Mario Draghi (foto) nesta quinta (21), o presidente da Itália, Sergio Mattarella, anunciou dissolução do Parlamento e convocação de eleições antecipadas.
A data do novo pleito ainda não foi marcada, mas, segundo a imprensa italiana, é provável que ele seja realizado em 25 de setembro, prazo máximo definido pela Constituição a contar do momento em que o presidente dissolve o Parlamento.
Mattarella disse que a falta de apoio a Draghi indicou que não havia “nenhuma possibilidade” de formar outro governo com maioria no Legislativo, depois que a coalizão de "união nacional" que sustentava o ex-presidente do Banco Central Europeu desmoronou. Ele deve ficar no cargo até a definição do seu substituto.
Também hoje, o BCE decidiu aumentar sua taxa de juros em 50 pontos-base, para zero. Foi a primeira alta em mais de uma década, e a última a ser decidida por autoridade monetária de países desenvolvidos para tentar conter a inflação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)