Diosdado Cabello vai fazer companhia para Maduro?
Ministro do Interior foi acusado de narcotráfico e tem atrapalhado as negociações entre o governo interino de Delcy Rodriguez e os Estados Unidos
Uma reportagem da agência Reuters afirma que o governo dos Estados Unidos ameaçou o ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello (foto), de que ele poderia ser o próximo alvo.
Cabello comanda os serviços de inteligência, é acusado de envolvimento com narcotráfico e tem proximidade com os cubanos. Ele aparentemente tem sido um entrave ao governo interino, comandado por Delcy Rodriguez.
A reportagem foi baseada em conversas com três fontes que estariam informadas sobre essas conversas.
"Autoridades americanas estão especialmente preocupadas com a possibilidade de Cabello, dado seu histórico de repressão e rivalidade com [Delcy] Rodriguez, sabotar o processo, e buscam forçar sua cooperação enquanto procuram maneiras de eventualmente afastá-lo do poder e exilá-lo, disse a fonte, que falou sob condição de anonimato", afirma a reportagem.
Cabello teme ter o mesmo destino de Maduro, uma vez que também foi acusado de narcotráfico no mesmo indiciamento divulgado no sábado, 3.
Barris de petróleo
Os americanos estão em contato com o governo de Delcy Rodriguez para iniciar uma lenta transição democrática e, ao mesmo tempo, assegurando a manutenção do regime.
Na terça, Trump afirmou que a Venezuela iria mandar de 30 milhões a 50 milhões de barris para os Estados Unidos.
Nesta quarta, 7, a estatal venezuelana PDVSA (Petróleos de Venezuela) confirmou que negocia com os Estados Unidos a venda de “volumes de petróleo”.
“Este processo está sendo realizado debaixo de esquemas semelhantes aos implementados com empresas internacionais, como a Chevron, e baseado em uma transação estritamente comercial, com critérios de legalidade, transparência e benefícios para ambas as partes”, diz trecho do comunicado.
Influência máxima
Nesta quarta, 7, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o governo Trump tem “influência máxima” sobre as autoridades interinas na Venezuela.
“Com relação à Venezuela, o governo Trump, liderado pelo secretário [Marco] Rubio, pelo vice-presidente e por toda a equipe de segurança nacional do presidente, está em estreita correspondência com as autoridades interinas na Venezuela. Obviamente, temos máxima influência sobre as autoridades interinas na Venezuela neste momento. E o presidente deixou muito claro que este é um país dentro dos Estados Unidos, no Hemisfério Ocidental, próximo aos Estados Unidos, que não enviará mais drogas ilegais para os Estados Unidos da América”, disse Leavitt, em entrevista coletiva.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)