Dinheiro de cisternas foi para ONGs petistas
Entidades comandadas por membros do PT teriam recebido 85% dos recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, de Wellington Dias

Uma reportagem do jornal O Globo desta quarta, 14, de autoria do jornalista Patrik Camporez, aponta que 85% dos recursos para distribuir cisternas para famílias carentes foram para uma ONG comandada por integrantes do PT, a Associação Um Milhão de Cisternas para o Semirárido.
Do total gasto pelo governo federal, em torno de 755 milhões de reais, cerca de 640 milhões de reais foram para essa associação, comandada por dois integrantes do partido, filiados desde 1987.
De acordo com o texto, uma parte dos recursos foi repassada a outras entidades comandadas por ex-integrantes do governo do Piauí na gestão de Wellington Dias (na foto, com Lula), atual ministro do Desenvolvimento Social e integrante do PT.
Em sua defesa, a ONG Associação Um Milhão de Cisternas para o Semirárido diz que a contratação se deu por meio de edital.
"A presença de lideranças sociais com histórico político ou comunitário não fere a legalidade ou a legitimidade do trabalho técnico desenvolvido. O processo é legal, auditável e impessoal", diz a entidade, citada pelo jornal.
O Globo afirma ter mapeado 37 ONGs comandadas por filiados do PT subcontratadas por meio do programa de cisternas.
Bolsa-Família e campanha
Wellington Dias ocupa o cargo de ministério do Desenvolvimento Social desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023.
Dias é o responsável pelo programa Bolsa-Família, um dos principais puxadores de votos do governo Lula e do PT.
Por ser uma ação estratégica em termos eleitorais, Lula preferiu deixar a pasta no comando de um petista.
Ao anunciar o nome de Dias, em dezembro de 2022, Lula ressaltou o seu papel do aliado na coordenação da sua campanha presidencial no Nordeste e na articulação da PEC da Transição, que aumentou os recursos para o Bolsa-Família.
“Têm duas coisas importantes no Piauí: foi o estado que começamos o combate à fome, que foi na cidade de Guaribas, e o estado que tive mais votos nessa eleição. Então, merecidamente”, afirmou Lula à época.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)