Após ataque hacker à Saúde, quarentena para viajantes não vacinados será adiada
Devido ao ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde, o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, anunciou que o governo Jair Bolsonaro decidiu adiar a implementação da exigência de comprovante de imunização contra a Covid-19 para viajantes que entrarem no Brasil por via aérea e a imposição de quarentena de cinco dias aos não vacinados....
Devido ao ataque hacker aos sistemas do Ministério da Saúde, o secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, anunciou que o governo Jair Bolsonaro decidiu adiar a implementação da exigência de comprovante de imunização contra a Covid-19 para viajantes que entrarem no Brasil por via aérea e a imposição de quarentena de cinco dias aos não vacinados. A medida começaria a valer neste sábado, 11.
De acordo com Cruz, a postergação é necessária porque, embora o ministério tenha conseguido restabelecer a maior parte dos serviços prestados em plataformas digitais, segue fora do ar o ConecteSUS, aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.
"O ministério está estruturando algumas ações que vão ser tomadas em função da indisponibilidade de plataformas, em especial do sistema da vacina. Mas uma decisão já posso antecipar: estive na Casa Civil e a gente vai postergar a vigência da Portaria que trata das fronteiras", disse.
Cruz declarou que a suspensão durará, em princípio, uma semana. Assim, em princípio, a estimativa é de que o certificado de vacinação passe a ser exigido para o ingresso no país por avião a partir de 18 de dezembro.
"O time do DataSUS, que está avaliando toda essa questão de restabelecimento da base de dados, ainda não tem um prazo concreto. Mas, por precaução, vamos publicar uma portaria hoje postergando por sete dias o início da vigência das regras".
O número dois disse que, apesar de todos os brasileiros terem a versão impressa do cartão de vacinação, não seria possível manter as regras, porque alguns já estão fora do país e o governo não quer "prejudicá-los".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-11 18:26:09tem tantos imbecis querendo por politicagem o ridículo e inútil passaporte vacinal que em muitos trogloditas seria bem mais eficaz um CHOCALHO haja insanidade.
Fernando Ramos De Moraes
2021-12-10 15:13:01Mas que grande "coincidência"
Maria
2021-12-10 15:09:50MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Maria
2021-12-10 14:31:04MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
MARIA PALMEIRA RAMOS
2021-12-10 13:37:03Lulistas e Bolsonaristas usam as mesmas táticas.