Desprezada por Bolsonaro, Coronavac deve 'salvar' início da vacinação no país
Desprezada e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Coronavac deve “salvar” o governo federal, duramente criticado pelo atraso no início da vacinação contra o novo coronavírus. Vinculado ao governo paulista, o Instituto Butantan pretende formalizar na manhã desta sexta-feira, 7, o pedido para uso emergencial e temporário do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária,...
Desprezada e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, a Coronavac deve “salvar” o governo federal, duramente criticado pelo atraso no início da vacinação contra o novo coronavírus. Vinculado ao governo paulista, o Instituto Butantan pretende formalizar na manhã desta sexta-feira, 7, o pedido para uso emergencial e temporário do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
Segundo dados apresentados pelo órgão, a vacina, desenvolvida em parceria com a chinesa Sinovac, tem eficácia de 78% para casos leves da Covid-19 e de 100% para quadros moderados e graves. Na quinta-feira, 7, horas após o anúncio dos resultados do ensaio clínico, o Ministério da Saúde, chefiado por Eduardo Pazuello, informou ter fechado um contrato para a compra de 100 milhões de doses do imunizante.
Comemorado pelos brasileiros, o desfecho não poderia ser mais irônico. Em uma disputa eleitoral antecipada com o governador de São Paulo, João Doria, o presidente da República trabalhou abertamente contra a aquisição das doses do imunizante por meses, chegando a determinar o cancelamento de um protocolo de intenção de compra de 46 milhões de doses pelo governo federal.
Em eventos públicos, Bolsonaro fez chacota do imunizante. Em dezembro, o por exemplo, o presidente usou doses de ironia e gargalhadas ao chamar a Coronavac de “vacina chinesa” enquanto criticava o Congresso por derrubar um veto de seu governo à medida que estipula prazo de 72 horas para a Anvisa autorizar, de forma excepcional, o uso de produtos sem registro durante a pandemia, inclusive vacinas.
"[O Congresso] deu uma pisadinha na bola nessa derrubada de veto. Aí vocês deram. Dá vontade de pegar lá quem votou para derrubar o veto e falar: 'Vem cá, ô cara, vai tomar injeção ou não vai? Vai tomar vacina da China ou não vai?'”, disse.
Agora, dias depois, o Ministério da Saúde anunciou que o estoque paulista de 11 milhões de doses da Coronavac será distribuído “de forma equitativa” entre todos os estados do país -- Doria planejava usar as doses para sair na frente e iniciar a vacinação em São Paulo em 25 de janeiro.
Para dar o pontapé inicial à imunização dos brasileiros ainda neste mês, a pasta disse contar com 6 milhões de doses da Coronavac e somente 2 milhões da vacina de Oxford, sua principal aposta.
Na prática, depois de meses de investidas contrárias à vacina desenvolvida pelo Butantan e pela Sinovac, Bolsonaro tenta, agora, colher os louros políticos da vacina. Nem aliados acreditam que vai colar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Sandra
2021-01-11 15:30:35“Salvar vidas” é muita força de expressão, para uma vacina com 65% de eficiência!!!!
Heloisa
2021-01-08 12:34:16A vacina é do Dória!! E como ele não pretende a reeleição no Estado de São Paulo, e sim a presidência do Brasil, vai ficar "de boa" dizendo que nós, brasileiros que não vivemos no estado de SP, estaremos sendo vacinados graças a ele, que em abril de 2020 começou a pensar na vacinação. Não morro de amores pelo Dória, mas que esta disputa ele ganhou do Asno, ah, essa ele ganhou!!
Palhaço Bozo
2021-01-08 09:07:50Claro que não vai colar, o Bozo fez tanta questão de ridicularizar essa vacina q agora virou motivo de chacota por ter arregado para ela..rs.. Não adianta botar o pançuello para vociferar na TV dizendo que "confiscou" as vacinas e que não serão mais do Dória. É sim a vacina do Dória, ele foi o garoto propaganda dela desde o início e quem colherá os louros disso é ele. Já para o Bozo, é só aguardar alguns meses após a vacinação para vermos milhares de JACARÉS nas ruas pedindo o seu impeachment!