Desoneração da folha com a reforma da Previdência
A equipe econômica do governo Jair Bolsonaro (foto) quer aprovar a desoneração universal da folha de pagamento com a reforma da Previdência. O discurso será de que é essencial para fortalecer o financiamento do sistema previdenciário, baseado na folha de salários formal. Técnicos da área econômica procuram emendas relacionadas à desoneração para incluir o tema...
A equipe econômica do governo Jair Bolsonaro (foto) quer aprovar a desoneração universal da folha de pagamento com a reforma da Previdência. O discurso será de que é essencial para fortalecer o financiamento do sistema previdenciário, baseado na folha de salários formal.
Técnicos da área econômica procuram emendas relacionadas à desoneração para incluir o tema no texto da PEC da reforma em tramitação na Câmara. Só é possível alterar um texto que já passou pelas comissões se houver emendas sobre o assunto apresentadas antes de ele chegar ao plenário da Casa.
A desoneração da folha de pagamentos começou a ser adotada em 2011, no governo Dilma Rousseff. Ela previa substituir a cobrança de uma alíquota de 20% de contribuição previdenciária sobre a folha de salários por um porcentual sobre o faturamento.
Já a desoneração "universal" e "sistêmica" foi defendida nesta quinta-feira, 10, pelo secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, que não deu detalhes da proposta. A equipe econômica ainda estuda como compensar a perda de arrecadação com a isenção.
Uma das possibilidades é aumentar a tributação sobre o faturamento das empresas ou o aumento da alíquota do IOF, o Imposto sobre Operações Financeiras. Mudanças na Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, a Cofins, também são avaliadas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
JONAS
2019-01-13 17:06:52Com toda ignorância adquirida ao longo dos meus já 30 anos de trabalho como contador, não vejo alternativa melhor para substituir a oneração da folha de salários e outras contribuições sociais, por uma contribuição sobre a movimentação financeira ( IPMF...CPMF... etc). É um tributo que consegue atingir até o dinheiro oriundo da sonegação de todos os impostos, porque as cifras do descaminho e sonegação, e até do tráfico, de alguma forma transitam pelo Sistema Bancário.
José S.
2019-01-12 20:16:55Pois é. Suas exelências, notadamente os políticos, judiciários, servidores públicos do alto escalão, quanto contribuiram para se aposentarem? Nós simples mortais, atualmente mesmo contribuindo sobre 10 salários como empresários aposentados recebemos quanto?
Newton
2019-01-12 13:06:49As folhas de pagamento de estatais subverteram o teto constitucional. Essa seria a medida primeira, respeito ao teto constitucional. A segunda emprego público só concursados. Cargo de confiança zera. Terceirizados, zera. Depois discutir o tempo de aposentadoria do Pedreiro, e a turma do INSS.
Jose
2019-01-12 12:02:20Claro. Não é lá que hoje você vive com suas ideias pre-cambrianas?
Jose
2019-01-12 10:40:53Que notícia maravilhosa. Menos um bostejador no fórum. Não leu o objetivo da revista e agora se mostra arrependido porque não está encontrando os devaneios que gostaria de ler. Crusoé, continue com a missão de trazer o que realmente acontece nos subterrâneos do poder. É de interesse de todo mundo saber. Governos só melhoram com pressão e críticas. De outra forma, seria ditadura. Para cada snowflake que cancela a assinatura, há centenas de outros que entram. Gonzaga Goiabinha, RIP!
Gilberto
2019-01-11 21:54:06Queria saber em qual contexto seriam as mudanças nas contribuições de seguridade social, cofins, ... Aumento de tributação sobre faturamento!!
Hugo
2019-01-11 19:26:08Uma forma comprovada de aumento de arrecadação sustentável é a diminuição da carga tributária de modo a incentivar o aquecimento da economia, incentivando a produção e o consumo em ciclo. Isso é receita de qualquer livro de economia que siga o liberalismo. Efeito colateral seria o incremento do emprego e a inflação baixa.
Jose
2019-01-11 16:15:05Não muda nada. Corta de um lado, aumenta do outro. A única forma é cobrar mais das grandes fortunas. Simples assim.
André
2019-01-11 15:05:13Gadelha, o aumento de tributação e o IOF são suposições suas? Porque até hoje, eu só ouvi o Presidente dizer o contrário...