Deputados federais apostam em Tarcísio para 2026
Governador de São Paulo será o principal adversário de Lula na opinião dos deputados federais, indica Genial/Quaest

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), será o principal candidato de oposição a Lula (PT) em 2026 para a maioria dos deputados federais.
Segundo levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira, 2 de julho, 49% dos parlamentares apostam no ex-ministro da Infraestrutura como principal candidato de oposição.
Outros 13% dizem que Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030 e ainda pode ser condenado por envolvimento em uma trama golpista, será o adversário de Lula.
Na sequência, aparecem Michelle Bolsonaro (PL), com 6% dos palpites; Eduardo Bolsonaro (PL), 5%; Ratinho Júnior (PSD), 4%; Ronaldo Caiado (União), 3%; e Flávio Bolsonaro (PL), 1%.
Em maio de 2024, Tarcísio seria o candidato da oposição para 39%; Ronaldo Caiado, 16%; Michelle Bolsonaro, 15%; Jair Bolsonaro, 5%; e Romeu Zema (Novo), 4%.
Lula candidato?
Os deputados também foram questionados se acreditam que o presidente Lula será candidato à reeleição em 2026.
Ao menos 68% responderam "sim". Outros 21% disseram "não", enquanto 11% não opinaram.
Em maio do ano passado, 73% dos parlamentares achavam que o petista disputaria a reeleição.
A pesquisa
Ao realizar a pesquisa, a Quaest ouviu 203 deputados entre 7 de maio e 30 de junho. A amostra corresponde a 40% dos parlamentares da Casa.
A margem de erro estimada é de 4,5 pontos percentuais.
O número de deputados entrevistados foi definido “segundo divisão da Câmara dos Deputados por região e grupo ideológico dos partidos com base no projeto Brazilian Legislative Surveys”.
O percentual de partidos na amostra seguiu o percentual de partidos na Câmara.
Leia mais: Quaest: apenas um terço dos deputados se considera base de Lula
Tarcísio à frente de Lula
Na pesquisa Datafolha divulgada em 14 de junho, Tarcísio de Freitas apareceu pela primeira vez numericamente à frente do presidente Lula (PT) em um cenário de segundo turno para a eleição presidencial de 2026.
Em abril, segundo o levantamento, o petista vencia com 48% dos votos contra 39%, mas agora os dois estão tecnicamente empatados, com Tarcísio numericamente à frente por 43% a 42%.
A diferença está dentro da margem de erro, mas marca um avanço do governador, enquanto Lula vê encolher sua vantagem sobre a direita.
No primeiro turno, Lula mantém a liderança, variando de 36% a 38% conforme os cenários simulados. A aprovação ao petista, porém, caiu para 28%. O presidente aparece isolado à esquerda, o que contribui para sua performance inicial, já que seus adversários estão fragmentados.
Leia também: Tarcísio dará indulto a Bolsonaro?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
MARCOS
2025-07-02 17:25:21TARCISIO É A SOLUÇÃO. TUDO DE BOM PARA RESTABELECER A ORDEM E O PROGRESSO.
MARCOS
2025-07-02 17:22:00Será que o povo pesquisado acordou? Também, depois de ver tanto roubo, tanta corrupção e só tomando no fiofó é que esses iludidos acordaram.
F-35- Hellfire
2025-07-02 16:11:37O Brasil não aguentará PT no poder em 2026, PT é o triunfo da ignorância, compadrio, corrupção, incompetência e roubalheira desenfreada em todos os órgãos do governo, todas as empresas estatais e seus fundos de pensão, em todas as agências reguladorasaparelhamento das empresas com funcionários incompetentes e contratados por parentesco, ou para favorecer corrupção. 40 ministros que nem sabem o que fazer em seus cargos. Aviões da FAB lotados voando dia sim e outros dias também, pelos motivos mais puerís. São antissemitas no Ministério do Exterior, ladrões tomando conta do galinheiro, enfim só politicagem de baixíssimo nivel em nome da roubalheira total em nome do Lula no poder. Basta de PT/Lula/Dilma/etc...