Decisão de Toffoli eleva pressão no Senado por CPI da Lava Toga e impeachment
Parlamentares do grupo "Muda, Senado" prometem intensificar, na próxima semana, a pressão sobre o presidente da casa, Davi Alcolumbre, pela instalação da CPI dos tribunais superiores, a chamada CPI da "Lava Toga", e pela abertura de processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal. A pressão aumentou após a decisão do presidente do STF,...
Parlamentares do grupo "Muda, Senado" prometem intensificar, na próxima semana, a pressão sobre o presidente da casa, Davi Alcolumbre, pela instalação da CPI dos tribunais superiores, a chamada CPI da "Lava Toga", e pela abertura de processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal.
A pressão aumentou após a decisão do presidente do STF, Dias Toffoli, revelada pelo jornal Folha de S. Paulo, de determinar que o Coaf lhe desse acesso a relatórios de inteligência financeira produzidos nos últimos três anos. Os documentos teriam dados sigilosos de cerca de 600 mil pessoas físicas e jurídicas.
"Essa decisão é mais uma demonstração de uma escalada de abuso, de autoritarismo, onde ministros do Supremo procuram ocupar um espaço de poder e, com isso, preservar seu grau de impunidade, absolutamente inatingíveis para qualquer tipo de apuração", disse o senador Alessandro Vieira (foto).
Na avaliação do senador do Cidadania, um dos principais líderes do "Muda, Senado", a atitude do presidente do STF "só reforça a necessidade de instrumentos como a CPI da Lava Toga e até mesmo o impeachment de ministros". "É preciso que o Senado faça seu trabalho", cobrou.
Em nota à imprensa mais cedo, Toffoli disse que não "recebeu nem acessou os relatórios de inteligência financeira, conforme divulgado pela imprensa". O presidente do Supremo afirmou ainda que não comentaria o processo que teria dado origem à decisão, porque ele tramita em segredo de Justiça.
Segundo a Folha de S. Paulo, Toffoli pediu cópias dos relatórios dentro da ação na qual, em julho, ele suspendeu, a partir de um pedido do senador Flávio Bolsonaro, todas as investigações baseadas em relatórios de órgãos de controle obtidos pelo Ministério Público sem prévia autorização judicial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ruy Pigatto
2019-11-18 17:21:40Isto é o que dá indicar funcionário de ParTido, advogado do ParTido e PeTista convicto, ministro do STF.
Moyses
2019-11-17 13:13:03Vivemos um ditadura pior que a de 64. Somente a dissolução do congresso e STF, convocação de uma constituinte com parlamentares que não estejam exercendo mandato neste momento e nem aqueles que tenham exercido nos últimos 8 anos. A partir disso, zera tudo, nomeia-se um novo STF, uma constituinte liberal na economia e conservadora nos costumes, para se ter um novo Brasil.
Amilton
2019-11-17 11:30:19Se o processo estava paralisado porque pedir o relatório completo?? A ganância de poder não tem limites. Ele já viu tudo, com único objetivo é de botar o pé no pescoço.
José
2019-11-16 21:03:43Deputados,Senadores e Ministros do STF defensores da Lei da Ordem.Dignos representantes do Estado Democrático de Direito.A Nação está ameaçada.Grupos emponderados por posições ocupadas dentro das Instituições,nem sempre capacitados, a estão depredando em proveito próprio.Sabotam ações imprescindíveis a recuperação e desenvolvimento do País. Ameaçam com o retrocesso que lhes são convenientes.Através "intervenção" (solicitada)assumam o Congresso e STF.Diante do caos iminente(Ñ subestimem).
Edmundo
2019-11-15 22:22:30Todos uns bobos da corte do STF.kkk
Rosali
2019-11-15 22:19:35A CPI DA LAVA TOGA.É OTIMA SE NÃO VIRAR PIZZA.POIS DO JEITO QUE A CARRUAGEM ANDA SERIA BOM TROCAR O ALCOLUMBRE JUNTO.KKKK
Sidney
2019-11-15 21:18:27A minha leitura é no sentido que esta pessoa está buscando munições para usá-la num futuro próximo!
Diana
2019-11-15 20:19:18Toffoli está com MEDO. Simples assim. Evo Morales caiu de podre, independente de contar com o apoio dos juízes corruptos do Supremo daquele país. A presidente do Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia foi PRESA neste domingo, pela fraude que deu “vitória” ao ditador local. Precisamos importar um cabo e um soldado de lá.
Romero
2019-11-15 19:52:04O Toffoli que já trabalhou para o PT e conhece seus métodos, preferiu ir contra a maioria do povo, que contra o PT. Quem tem k..., tem medo.
Luiz
2019-11-15 18:13:29Esse presidente do Senado, com rabo preso em duas investigações, tem medo dos "deuses" do STF.