Datafolha derruba esperança de reeleição de Lula
A margem de segurança para uma reeleição gira em torno de 45% de avaliações positivas. Lula está com 24%
![](https://cdn.crusoe.com.br/uploads/2025/02/Lula-celular-Ricardo-Stuckert.jpg)
Pesquisa Datafolha publicada nesta sexta, 14, mostra que a aprovação do presidente Lula desabou de 35% para 24% em apenas dois meses.
Motivos para tanto não faltam: a cobrança da taxa de blusinhas, a tentativa de monitorar o Pix para colocar mais brasileiros na mira da Receita Federal e os comentários infelizes sobre a guerra contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
A queda na aprovação para 24% não é uma notícia qualquer.
Se Lula não conseguir recuperar esse índice, suas chances de se reeleger em 2026 são nulas.
Conforme já escreveu o cientista político Leonardo Barreto em Crusoé, considera-se na Ciência Política que a margem de segurança para uma reeleição gira em torno de 45% de avaliações positivas.
"O ex-presidente Jair Bolsonaro tinha 39% em 2022, e todo mundo sabe o que aconteceu", escreveu Barreto no final de janeiro.
Perspectiva
O que deve preocupar Lula e o PT é que o presidente não tem mais o que tirar da cartola para melhorar sua aprovação.
Lula tem falado em ampliar o crédito, mas isso só esquentaria ainda mais a inflação, elevando ainda mais a reprovação de seu governo.
Além do mais, o governo acabou de mudar seu marqueteiro.
O deputado Paulo Pimenta deixou a Secretaria de Comunicação da Presidência, Secom, dizendo que não foi eficiente em mostrar as conquistas de Lula para a população.
Mas ninguém sabe que conquistas foram essas.
Bem-vindo, Sidônio
Quem tomou o seu lugar foi o marqueteiro Sidônio Palmeira.
Sidônio botou Lula para viajar o país e para falar com jornalistas, principalmente de rádios locais.
Mas, quando abre a boca de improviso, o presidente Lula não se ajuda.
Em vez de combater a inflação dos alimentos, o presidente sugeriu que o povo pare de comprar aqueles que estão muito caros.
“Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, disse Lula.
O brasileiro, contudo, sabe que isso não resolve em nada a sua situação.
Lula perdeu a oportunidade de cortar gastos e realizar as reformas rapidamente, logo no início do seu mandato, para dar tempo de colher os frutos em menos de quatro anos.
Agora, com inflação e juros altos, vai ser difícil ele conseguir ter a colheita que tanto prometeu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
MARCOS
2025-02-15 11:16:32O brasileiro está acordando para os roubos e corrupção desse governo.
Marcia Elizabeth Brunetti
2025-02-15 10:12:27Acredito que as mulheres casadas não devem ter esquecido a fala de Lula quando ele disse que o homem se preocupa mais com as amantes do que com as esposas. Fala de improviso, expõe o que pensa, como ele não pensa. Enfim, mais um desastre do descondenado.
Amaury G Feitosa
2025-02-15 08:51:15De que adianta pesquisas no país galinheiro onde ELEIÇÃO NÃO SE GANHA, SE TOMA ??? As urnas foram fraudadas e entregues prenhes aos manés? É o que o mundo afirma e o que impede que se repita o grave crime? Quem vai proteger proteger e assegurar os direitos do povo violado? Esta suprema corte ridícula ditadora mor inquestionável porque nem a Zeus se pode recorrer de seus crimes? BRASIL .. amigo réi pá Rocê tem jeito não !!!