Culpa por protestos na França é de Macron, dizem socialistas
Fora do Palácio do Eliseu desde 2017, quando se encerrou a gestão altamente impopular do presidente François Hollande, o Partido Socialista da França acusa Emmanuel Macron —eleito naquele ano e reeleito no ano passado— pela continuidade dos protestos contra a reforma da Previdência no país. A proposta de Macron prevê aumentar de 62 para 64...
Fora do Palácio do Eliseu desde 2017, quando se encerrou a gestão altamente impopular do presidente François Hollande, o Partido Socialista da França acusa Emmanuel Macron —eleito naquele ano e reeleito no ano passado— pela continuidade dos protestos contra a reforma da Previdência no país.
A proposta de Macron prevê aumentar de 62 para 64 anos a idade mínima para os franceses se aposentarem, de maneira gradual, até 2030. Os protestos contra o texto já duram mais de dois meses, mas se intensificaram após o presidente usar um artigo da Constituição para aprová-lo sem o aval do Parlamento.
Houve manifestações que levaram mais de 1 milhão às ruas no país, ataques a prédios públicos —como o da prefeitura de Bordeaux (foto), no sul da França, incendiado na quinta (23)— e conflitos que feriram policiais e manifestantes.
"O Partido Socialista diz que o que ele [Macron] tem feito, na verdade, é colocar mais lenha na fogueira e que, por isso, os protestos vão continuar", afirma Dorival Guimarães Jr., professor de relações internacionais do Ibmec em Belo Horizonte. Para Guimarães, uma eventual derrota do presidente na reforma da Previdência — que ainda pode ser revertida pelo Conselho Constitucional— prejudicará outras iniciativas, como a de tentar regular a imigração na França.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Fausto Costa
2023-03-27 15:24:44A culpa é do já histórico egoísmo francês que prefere sacrificar o futuro do que ceder no presente. O trabalhador francês aos 62 anos, tem a aposentadoria mais baixa da UE e em 2026 quando passar para 64 anos, continuará a ter a aposentadoria mais baixa de toda a UE. Se não fizer agora a reforma da data da aposentadoria, não haverá, no futuro, aposentadoria para ninguém. Tão simples quanto isso.
MARIO CAVALCANTI GAMEIRO DE MOURA
2023-03-27 15:02:28Esse MACRON é um BOZO francês posando de um socialista....o que o deixa pior ainda. Quanto aos franceses, concordo, é um povo rico que quer trabalhar cada vez menos e continuar rico, mas sem trabalho não há riqueza, a não ser que roube. Né que bem que podiam levar TODOS esses ESQUERDOPATAS do Brasil pra viver por lá....só assim o idiota do Chico Buarque ia voltar a viver por aqui. Em 1 ano roubariam até as formigas e baratas do Louvre.....humor negro...kkkk.
Edith
2023-03-27 11:33:46Cria vergonha franceses! Vcs são os q menos horas trabalham e os q aposentam mais cedo. Vejam o exemplo da Alemanha q já fez reforma há há mais tempo , aos 67 anos, e de quebra ainda eh a locomotiva q puxa essa corja de indolentes!
Marta
2023-03-27 06:28:34O aplicativo fecha automaticamente se tento abrir a matéria logo abaixo sobre por que o governo português foi defenestrado da política enquanto Lula foi reeleito. O mesmo acontece com a matéria sobre quem é Ventura, opositor de Lula em Portugal. O que está havendo? Censura?