Cubanos e venezuelanos por trás dos incêndios no metrô do Chile
Grupos organizados de estrangeiros, principalmente de cubanos e venezuelanos, podem ter participado da destruição de estações do metrô no Chile (foto). A informação foi dada por fontes de inteligência para o jornal chileno La Tercera. No momento, as autoridades chilenas estão tentando identificar os autores dos atos de vandalismo por meio de imagens de câmeras...
Grupos organizados de estrangeiros, principalmente de cubanos e venezuelanos, podem ter participado da destruição de estações do metrô no Chile (foto).
A informação foi dada por fontes de inteligência para o jornal chileno La Tercera.
No momento, as autoridades chilenas estão tentando identificar os autores dos atos de vandalismo por meio de imagens de câmeras de segurança. Um homem já foi localizado. Também estão tentando conferir possíveis vínculos dessas pessoas com serviços de inteligência de Cuba e Venezuela.
A investigação tem apontado para uma ação coordenada. As 25 estações de metrô incendiadas foram atacadas em um intervalo de apenas dez minutos. De acordo com os bombeiros, os vândalos usaram produtos químicos de difícil acesso no mercado, para acelerar as chamas. Em algumas estações, foram encontrados vestígios de bombas com temporizadores. Eles também buscaram destruir pontos estratégicos das estações, como os equipamentos da rede elétrica.
Na semana passada, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, foi acusado de desestabilizar a América Latina usando o Foro de São Paulo, o encontro de partidos e movimentos de esquerda. "Vamos melhor do que pensávamos. E ainda falta... Não posso dizer mais. São segredos do Super Bigode", disse Maduro. "Estamos cumprindo com o plano."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
FREDERICO
2019-11-04 08:05:32Foro de São Paulo, como sempre e para sempre, buscando aterrorizar a América Latina, desestabilizando democracias para implementar ditaduras comunistas. Fiquemos atentos pois o Brasil é o próximo da lista do terror, abrindo caminho para a ação do Luladrão, já com um pé fora da cadeia!!
Uira
2019-11-03 19:52:16Culpar venezuelanos e cubanos é só uma forma de tapar o sol com a peneira. Cidadãos chilenos que estão envolvidos em ataques ao patrimônio público devem ser responsabilizados caso o Chile queira evitar seguir o caminho da Argentina e se desenvolver economicamente. Se o sujeito não sabe nem onde investir o tempo e o dinheiro que deverão lhe garantir o sustento no futuro, então como é possível que ele possa contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico do país.
Uira
2019-11-03 19:49:47Os governos chilenos têm responsabilidade pela situação de insatisfação atual, mas isto não é exclusividade deles, o povo chileno foi cúmplice e alimentou este sistema enquanto acharam que eles eram favorecidos por ele. Agora que a coisa apertou, estão dando o grito, só que a coisa não será tão simples de ser resolvida, pois implica ou uma argentinização paulatina do Chile ou a conscientização para que finalmente a economia chilena se desenvolva, sobretudo tecnologicamente.
Uira
2019-11-03 19:47:05Sendo assim, os chilenos são os argentinos do século XXI, acham que são ricos, enquanto surfavam uma onda que lhes era favorável devido à imensa quantidade de recursos minerais e naturais, enquanto a população era relativamente pequena para fazer frente às expectativas que só se multiplicavam. Mas como se sabe, basta a renda estagnar sem que os indivíduos readaptem suas expectativas para a nova realidade para o modelo começar a caminhar rumo à sua contestação.
Uira
2019-11-03 19:43:31Qual é a lição disto, a esquerda adora alimentar as expectativas, sobretudo, quando estas estão descoladas da realidade, para isto aumentam os gastos e o endividamento público. Quando a bomba estoura, o que eles fazem? O que todo mundo já conhece, dizem que a responsabilidade não é deles e que é tudo uma grande conspiração do capitalismo. O que se observa no Chile é um país que cresceu economicamente, mas não se desenvolveu, a renda cresceu, mas o país continuou economicamente subdesenvolvido.
Uira
2019-11-03 19:40:26Era extremamente curioso que inclusive na TV paga havia propagandas diariamente dizendo que o BNDES estava disponibilizando linhas de crédito para os empresários, mas no sistema do Banco do Brasil, mais especificamente, as análises de crédito ficaram mais restritivas não só para liberações de recursos do BNDES, mas tb outras linhas com recursos públicos. Funcionários do Banco do Brasil foram acusados de estarem indo contra a sra. Dilma Rousseff negando crédito a quem quer gerar emprego.
Uira
2019-11-03 19:37:52Não bastasse Dilma negar a real situação das contas públicas e do cenário econômico, ela em pleno ano eleitoral buscou expandir o crédito tanto ao consumidor quanto ao produtor, mesmo que isto tenha sido feito através do afrouxamento das contas públicas (pois era preciso estimular a economia) e aumento do endividamento público. Especialmente, o mais estranho foi observar durante a campanha eleitoral um inserção massiva de propaganda nos meios de comunicação sobre disponibilidade de crédito.
Uira
2019-11-03 19:33:38Dá até para entender pq o sujeito está revoltado, mas mesmo que as expectativas criadas pelos governos chilenos fossem injustificadas, a responsabilidade final pela má escolha é dele. Traçando-se um paralelo que poderia ser aplicado não só ao Chile, mas tb ao Uruguai, de como funciona a lógica e a máquina de propaganda da esquerda, basta pegar o governo de Dilma Rousseff. Em 2014, quando qq um com o mínimo de consciência já sabia que a coisa ia para o buraco, o governo negava a realidade.
Uira
2019-11-03 19:31:03O sujeito tomou um empréstimo de 20 anos para financiar um curso que praticamente não adiciona nada para a profissão que ele exerce. Ou seja, o sujeito investiu mal tanto o tempo quanto o dinheiro dele, pq se ele tomou um empréstimo e ainda gastou horas da sua vida em algo que não iria lhe trazer retorno financeiro nem satisfação pessoal, então ele desperdiçou ambos, o dinheiro e o tempo. Teve encheção de saco para aprender algo que talvez nem goste e ainda terá que pagar por isto.
Uira
2019-11-03 19:20:42Se a esquerda pode ser criticada por sempre buscar no capitalismo os defeitos que justifiquem suas próprias falhas, o mesmo pode se aplicar a Maduro e aos cubanos. Conforme as manifestações desta semana deixaram claro, mesmo que haja interferência externa, dentro do país há gente que, ao invés de trabalhar em prol da sociedade, prefere trabalhar para sabotá-la. Hj no Estadão ou em OGlobo há uma reportagem em que é citado um garçom que se endividou para concluir um curso de administração.