Cuba e Venezuela protegem terroristas colombianos do ELN
Na quinta-feira, 17, um carro-bomba com 80 quilos de explosivos foi detonado no interior de uma escola da polícia colombiana ao sul de Bogotá, deixando 21 mortos e 68 feridos. Quatro dias depois, os terroristas do Exército de Liberação Nacional (ELN) assumiram a autoria do atentado. Para punir os responsáveis e fazer Justiça, contudo, o governo...
Na quinta-feira, 17, um carro-bomba com 80 quilos de explosivos foi detonado no interior de uma escola da polícia colombiana ao sul de Bogotá, deixando 21 mortos e 68 feridos. Quatro dias depois, os terroristas do Exército de Liberação Nacional (ELN) assumiram a autoria do atentado. Para punir os responsáveis e fazer Justiça, contudo, o governo de Iván Duque (foto) tem esbarrado nas ditaduras cubana e venezuelana.
Os cubanos se recusam a mandar para a Colômbia os dez membros do ELN que estavam em Havana para negociações de paz com o governo colombiano. Cuba, assim, mantém a tradição de ser um refúgio de terroristas do mundo todo. "Os criminosos que escaparam de outros países não apenas encontraram um lugar para evitar acabar em um tribunal, como a maioria desfruta de um padrão de vida muito superior ao dos cubanos. Vivem em mansões, com escoltas e bom suprimento de comida", escreveu em seu blog 14ymedio a escritora cubana Yoani Sánchez.
Os venezuelanos, por sua vez, negam qualquer vínculo com o grupo. Mas as relações são inúmeras. Uma matéria do jornal El Tiempo do domingo, 20, informa que membros do ELN levavam ouro para a fronteira com a Venezuela em helicópteros com o símbolo da Cruz Vermelha. O metal era usado para comprar armas. O autor do atentado em Bogotá, Rojas Rodriguez, viajou para a Venezuela para dar treinamento em explosivos e chegou a perder sua mão direita em uma dessas aulas. Além disso, comunicados emitidos em janeiro pelo Ministério da Relações Exteriores da Colômbia afirmam que os principais nomes do ELN vivem tranquilamente na Venezuela. A ditadura de Nicolás Maduro retrucou dizendo que essas acusações não foram comprovadas por suas agências de inteligência.
Uma das principais razões para que Cuba e Venezuela não colaborem com a prisão dos terroristas é ideológica. Criado em 1964, o ELN foi inspirado pelo marxismo, pela Revolução Cubana e pela Teologia da Libertação.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Marcos
2019-01-22 12:44:18Teologia da Libertação... Olavo tem razão, são todos um mesmo lixo comunista, articulados e se protegendo mutuamente. Porque acham que os crentes cresceram tanto no Brasil e na América Latina? Simples, porque a igreja católica deixou de fazer religião e passou a fazer política. Isto é gramscismo puro, infiltrar para destruir. Só não contavam que as motivações e demandas humanas são muito maiores que suas mentes rasas e idiotas podem compreender. Nunca vai dar certo.
Vilmar
2019-01-22 10:20:43Algo bastante comum em governos de "esquerda". Assassinos são considerados heróis do combate, vide caso Batisti.
1984
2019-01-22 09:20:30Pensar, professor, pensar... os quitutes bombásticos no Ceará...Pensar, professor, pensar... e quem sabe em algum lugar voltar... pensar...
Álvaro
2019-01-22 09:10:11Maduro só deixará o poder à força. Não vejo a hora da CIA dar cabo deste assassino.
Josué
2019-01-22 08:01:37A Colômbia vive as voltas com estes grupos terroristas. É a cocaína meus amigos! Faz fortunas e financia estes grupos juntamente com governos como o venezuelano e cubano, que também lidam com este produto, facilitando seu comércio, com as frotas oficiais de aviões e navios.
Roberto
2019-01-22 06:45:18Terrorismo em alguns países e alguns estados americanos é punido com execução Talvez aqui no Brasil tenhamos que pensar da mesma forma.Pessoas honestas podem morrer por causa do terrorismo.Por Que não os terroristas?
André
2019-01-21 21:25:52Que pena que O presidente JFK não explodiu essa merda dessa ilha e mandou esse povo pelos ares.
Marcos
2019-01-21 21:08:48O ELN controla atualmente o garimpo de ouro e coltan na Venezuela, junto à fronteira com o Brasil, com aval de Maduro. Como o ambientalismo militante, o PT/PSDB, o STF e o MP garantiram vazios demográficos gigantescos nas reservas indígenas criadas ao longo de nossas fronteiras, dá para imaginar o tamanho do problema também para nós.
Heitor
2019-01-21 20:24:08O Brasil, até a pouco tempo atrás, através da facção, não só deixava terroristas circulando livremente por aqui, como também certamente usavam seus serviços!
Francisco
2019-01-21 19:55:52É com certeza, também os terroristas aqui no Brasil.