Cristiano Ronaldo participa de jantar com Trump na Casa Branca
Atacante português marcou presença em evento de homenagem a ditador saudita; Jogador divulgou obra 'anti-woke'
O jogador Cristiano Ronaldo participou de um jantar de gala promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca na terça, 18.
Acompanhado da esposa, Georgina Rodríguez, o atacante do Al-Nassr, clube da Arábia Saudita, esteve presente na cerimônia em homenagem ao ditador saudita, o príncipe-herdeiro e primeiro-ministro Mohammed bin Salman Al Saud.
Além deles, o bilionário Elon Musk e o presidente da FIFA, Gianni Infanto, participaram do evento.
O perfil oficial da Casa Branca divulgou um vídeo mostrando um momento de risadas entre Cristiano e Trump com a legenda: "GOAT (O melhor de todos os tempos, em inglês) e o 45/47", em referência aos dois mandatos do republicano.
Embaixador saudita?
Cristiano é o principal embaixador do futebol saudita no exterior.
Ele recebe aproximadamente R$ 1,3 bilhão por ano.
Os principais clubes são administrados pelo PIF (Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita).
O país tem investido pesado em esporte e entretenimento para melhorar sua imagem internacional, sobretudo após o esquartejamento do jornalista Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul, na Turquia.
O termo é conhecido como "sportswashing".
Além disso, Trump vê no jogador um aliado para a divulgação da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos.
Cristiano terá 41 anos na próxima edição e Portugal já garantiu vaga.
Livro anti-woke
O astro português tem se engajado em pautas defendidas por Trump.
Em 4 de novembro, Cristiano divulgou o lançamento de um livro "Woke Is Dead (O Woke Está Morto)" do jornalista britânico Piers Morgan.
A obra aborda o enfraquecimento das pautas identitárias, entre elas questões relacionadas à comunidade LGBTQIA+.
Morgan argumenta que o movimento "woke" gera confusão proposital na sociedade e critica a cultura do cancelamento, além da censura imposta globalmente a quem pensa diferente.
Como parte do lançamento, Morgan entrevistou o atleta e o vídeo já conta com mais de 7 milhões de visualizações no YouTube.
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