CPI do MST: Salles pretende indiciar José Rainha; Stédile é dúvida
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), deputado Ricardo Salles (PL-SP), deve trazer em seu relatório final o pedido de indiciamento do líder sem-terra José Rainha (foto), da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL). Por outro lado, ainda há dúvida se haverá um pedido...
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), deputado Ricardo Salles (PL-SP), deve trazer em seu relatório final o pedido de indiciamento do líder sem-terra José Rainha (foto), da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL). Por outro lado, ainda há dúvida se haverá um pedido na mesma linha para o outro líder do MST, João Pedro Stédile, que prestou depoimento na quinta-feira última ao colegiado.
De acordo com Salles, a comissão mostrou que foi constatado uma “indústria de invasão de terra no Brasil”. A acusação é que líderes dos movimentos utilizaram as liberações de terras e a autoridade dentro dos assentamentos para ganhos políticos e econômicos.
A expectativa é de que o relatório final seja apresentado por Salles e submetido à votação até o dia 1º de setembro. A CPI do MST começou em 18 de maio deste ano e o seu prazo de 120 dias termina em 14 de setembro.
O deputado pretendia pedir a prorrogação dos trabalhos, mas recuou depois que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recorreu ao Centrão para conseguir maioria no colegiado. Partidos como PP e Republicanos decidiram substituir parlamentares da oposição por nomes mais próximos ao Palácio do Planalto.
Com a mudança, os governistas esperam ter maioria para eventualmente derrotar o relatório final, caso Salles proponha a "criminalização do MST".
"Nós não vamos aceitar a criminalização do movimento e nenhum recuo do ponto de vista daquilo que faz parte do plano de governo para implantar a reforma agrária e as políticas de apoio à agricultura familiar", afirmou o deputado Nilto Tatto (PT-SP).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
ANDRÉ MIGUEL FEGYVERES
2023-08-21 09:38:54O MST e o MTST não têm CNPJ, recebem polpudas verbas do PT/Lula e não dizem onde vai nosso dinheiro. Provávelmente isso ocorre com as ONG's, ou parte delas. Assim como Lula mudou os estatutos do BNDES e emprestou dinheiro nosso à título praticamente perdido p Cuba, Venezuela, Argentina, Moçambique, Perú, Equador, Angola, JBS, etc. Continua com a mesma política perniciosa ao Brasil. Não é só José Rainha q deve ser indiciado, J.P.Stédille, Boulos e Lula também! Viva a Lava Jato! Fora Lula!
Odete6
2023-08-20 20:41:30Têm que ser indiciados os 3 bandidos: o ""passa-boiada"" incluído.
Amaury G Feitosa
2023-08-20 13:13:14Indiciar o idiota Rainha é bem conveniente e na próxima reforma ministerial Stédile será o Comandante do Exército podem esperar afinal o 9D sempre o trato assim ...tremei Caxias !!!