CPI deve sugerir indiciamento de Bolsonaro por curandeirismo
A CPI da Covid deve indiciar o presidente Jair Bolsonaro pela suposta prática dos crimes de curandeirismo e charlatanismo devido à difusão de medicamentos comprovadamente ineficazes contra o novo coronavírus, conforme decisão tomada pela cúpula do colegiado nesta quarta-feira, 11. A iniciativa foi comentada pelo senador petista Humberto Costa, integrante do G7, formado pelos parlamentares...
A CPI da Covid deve indiciar o presidente Jair Bolsonaro pela suposta prática dos crimes de curandeirismo e charlatanismo devido à difusão de medicamentos comprovadamente ineficazes contra o novo coronavírus, conforme decisão tomada pela cúpula do colegiado nesta quarta-feira, 11.
A iniciativa foi comentada pelo senador petista Humberto Costa, integrante do G7, formado pelos parlamentares independentes e de oposição da comissão, durante a oitiva de Jailton Batista, diretor-executivo da Vitamedic, uma das principais fabricantes de ivermectina do país.
Durante o depoimento, Jailton disse jamais ter presenciado a realização de propaganda de medicamentos por presidentes da República, à exceção de Jair Bolsonaro. Em meio à propaganda sobre a ivermectina por parte do Planalto, a Vitamedic viu as vendas do remédio crescerem 1.254% entre 2019 e 2020.
"O Sr. Jair Bolsonaro atuou como se fosse um curandeiro, anunciando cura infalível para uma doença em que isso efetivamente não existe. Eu já falei com o Relator e eu sei o que ele vai fazer. Ele vai indiciá-lo pelo descumprimento do Código Penal, no art. 284: prescrever, ministrar ou aplicar qualquer substância com o discurso de que é milagrosa ou infalível. Vai ser indiciado, sim. Tenho certeza, tenho convicção. Esse cidadão, só a resolução da Anvisa que trata de publicidade ele violou 18 vezes – 18 vezes. Inclusive, uma vez com a caixa, querendo dar cloroquina pra uma ema", disse.
O senador Rogério Carvalho, suplente do colegiado, foi além. O congressista disse ver, ainda, indícios da prática dos crimes de epidemia; infração de medida sanitária preventiva; advocacia administrativa; corrupção ativa e passiva; e publicidade enganosa. Na avaliação do petista, os indiciamentos devem pesar contra Bolsonaro e todos os agentes públicos e empresários que prescreveram remédios sem eficácia comprovada contra o novo coronavírus.
No depoimento desta quarta-feira, Jailton confirmou que a Vitamedic bancou a publicação nos principais jornais do país de um manifesto assinado pela entidade bolsonarista Médicos pela Vida em defesa do uso de cloroquina, ivermectina, zinco e vitamina D por pacientes diagnosticados com Covid-19.
Ele admitiu, porém, que a empresa jamais conduziu estudos clínicos sobre os medicamentos e afirmou ter ciência de que a antiga dona da patente da ivermectina, a Merck, divulgou manifestação na qual afirma que não há evidências pré-clínicas nem clinicas de eficácia do remédio no combate à Covid-19.
O relatório da CPI deve propor também que as famílias de vítimas da pandemia tenham direito a indenização. "Esta Comissão Parlamentar de Inquérito deverá ter no seu relatório final uma recomendação às advocacias dos Estados, da União nos Estados, em solidariedade às pessoas que perderam entes queridos e a muitos deles que estão sequelados, que a advocacia ajude essas pessoas a entrarem na Justiça, pedindo a indenização por esse crime absurdo", antecipou o senador Renan Calheiros.
O vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues, sugeriu que o documento responsabilize a União "pelas vítimas da Covid-19 e por todas aquelas pessoas que tiveram eventuais efeitos colaterais no tratamento com medicamentos que não têm eficácia comprovada".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Paulo
2021-08-12 18:27:37Quem deveria ser processado por curandeirismo e charlatanismo é o ministro Barroso que se disse livre de um câncer pelas mãos do charlatão João de Deus.
Heitor
2021-08-12 07:58:32Imagine se Sérgio Moro agisse da mesma forma que a CPI... Por muito menos, foi escorraçado pelo STF. Imagine se Sérgio Moro falasse e fizesse o mesmo que o Cocoricó do Psol e Renan Calheiros... Eles abrem inquerito, eles investigam, eles prendem eles julgam...
Lucienne
2021-08-12 07:53:52E as vacinas ? Também não são eficaz ! Cheio de gente com 2 doses de vacina com intubação e morrendo …fiz o reatamento preventivo , tive COVID e pra mim foi só uma “ gripezinha” mesmo , meu marido também fez o tratamento preventivo para ele o COVID veio com mais força , mas não teve que ser internado só acrescentou Azytromicina e Xarelto . Em 15 dias voltou as atividades normais . Ninguém sabe é nada desse vírus e ficam acusando os outro . Cada um que faça o que seu médico achar melhor !
Edmundo
2021-08-11 20:59:35Será vão indiciar porque não chovendo? Bolsonaro 2022 na cabeça.
Nilson
2021-08-11 20:52:33O fato é que o Brasil nos últimos 30 amos só tiveram presidentes mediocres, alguns corruptos, outros alienados, outros filósofos, com exceção de Itamar Fco que deixou um bom legado como o plano real e pouco se fala dele. O povo ainda não aprendeu a votar, quem sabe daqui mais 30 anos, quem viver verá.
Waldemar
2021-08-11 19:56:48Bobagem. Bolsonaro tem que ser indiciado por divulgação de conteúdo do ataque aos sistemas do TSE. Isto é indiscutível e claro como o Sol.
PAULO
2021-08-11 17:28:31Bolsonaro tem que ser indiciado pelos diversos crimes que cometeu na pandemia, como o curandeirismo. ESTA NA HORA DE RESTABELECER NO BRASIL, A LEI E A ORDEM. Se não fizermos isso JÁ, o país será engolido pelo buraco negro do Brasil Paralelo. Lembro, que segundo Einstein, os indivíduos são esmigalhados nesse processo. Se a mão da racionalidade não é capaz de segurar alguns ímpetos, A FORÇA DA LEI DEVE AGIR COM FIRMEZA. Ainda não somos bárbaros.
Arnaldo
2021-08-11 17:05:08Receitar remédio é uma das obsessões do bolsonaro. Um dois dois únicos projetos que ele conseguiu aprovar como deputado, dentre os 172 apresentados, foi o da "pílula do câncer", sancionado pela Dilma, e que depois acabou sendo barrado pelo STF.
Magda
2021-08-11 16:49:09Essa CPI está me parecendo um circo de 5a. categoria!Em vez de levantar um tema,discutir e terminar,fica todo santo dia inventando moda q tira toda a credibilidade q, p/ mim,desde o começo ñ teve.Qdo assisto a uma discussão no parlamento alemão e comparo c/o do Brasil, sinto vergonha alheia,parece q no nosso só há aloprados.Um bando de incompetentes, q mal sabem falar qto + interpretar e expor alguma coisa a começar pelo presidente, vice-presidente e relator. Não consigo levar essa CPI a sério.
Jose
2021-08-11 16:18:21Prender o Bozo por curandeirismo e genocídio sim. Indenização para as vítimas com dinheiro público não. A indenização deveria ser paga pelo confisco dos bens de todos os bozogenocidas que patrocinaram as mortes das pessoas, incluindo a Havan, os grileiros, os pecuaristas Bozistas, os sujeitos Bozistas, os garimpeiros, os madeireiros e os milicianos, etc.