Coutinho é denunciado por propina de R$ 900 mil em caixas de vinho; veja imagens
O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (foto), do PSB, foi denunciado pela terceira vez na Operação Calvário, que desvendou um esquema bilionário de corrupção em contratos da saúde e educação no estado. Desta vez, a Procuradoria-Geral de Justiça e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, o Gaeco, acusam Coutinho de receber 900 mil...
O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (foto), do PSB, foi denunciado pela terceira vez na Operação Calvário, que desvendou um esquema bilionário de corrupção em contratos da saúde e educação no estado. Desta vez, a Procuradoria-Geral de Justiça e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado, o Gaeco, acusam Coutinho de receber 900 mil reais em propinas pagas pela Cruz Vermelha Brasileira. O dinheiro estava dentro de caixas de vinho e a entrega, para um servidor do governo, foi filmada.
De acordo com a acusação, em troca da manutenção de contratos para gestão de hospitais na Paraíba, a Cruz Vermelha fez os pagamentos a secretários do governo de Coutinho, considerado o "mentor intelectual" do esquema. Depois, o dinheiro era repassado a prestadores de serviços da campanha de João Azevedo, atual governador da Paraíba e de quem Coutinho era aliado.
A quantia foi retirada num hotel do Rio de Janeiro. O servidor escalado para transportar os valores recebeu o dinheiro da representante da Cruz Vermelha no balcão do bar do lobby de um hotel (veja imagens abaixo). Na denúncia, o Gaeco pede a condenação de Ricardo Coutinho e a devolução dos 900 mil reais.
Alvo da Operação Calvário, Coutinho chegou a ser preso, por um dia, em dezembro de 2019, mas acabou solto por ordem do ministro Napoleão Maia, do Superior Tribunal de Justiça. Segundo os investigadores, Coutinho liderou uma organização criminosa no estado que desviou 134 milhões de reais dos cofres públicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)