Guedes deve anunciar hoje novas medidas econômicas
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), deve anunciar nesta segunda-feira, 15, novas medidas de curto e médio prazos para ajudar a blindar a economia brasileira da pandemia do coronavírus. Estão sendo planejadas propostas de desoneração de impostos, desburocratização e facilitação de crédito para os setores com maior potencial de serem atingidos pela crise, entre eles,...
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), deve anunciar nesta segunda-feira, 15, novas medidas de curto e médio prazos para ajudar a blindar a economia brasileira da pandemia do coronavírus. Estão sendo planejadas propostas de desoneração de impostos, desburocratização e facilitação de crédito para os setores com maior potencial de serem atingidos pela crise, entre eles, o de varejo, farmácias e turismo.
Como Crusoé antecipou na semana passada, Guedes pediu a cada um de seus secretários especiais, na terça-feira, 10, que preparassem medidas. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do secretário-executivo da pasta, Marcelo Guaranys. A previsão é de que cada secretaria apresente suas propostas hoje de manhã, para que Guedes possa bater o martelo ao longo do dia e apresentá-las à imprensa até o início da noite.
Entre os projetos em avaliação pelos auxiliares de Guedes, está a redução do IPI, Imposto sobre Produtos Industrializados, para determinados itens. Outra proposta em estudo é a redução da alíquota e postergação da data de pagamento do Imposto de Renda por agências de viagem. Também estão sendo cogitadas medidas de facilitação do acesso ao crédito para micro e pequenos empreendedores.
Ainda na terça-feira passada, o Ministério da Economia chegou a anunciar algumas medidas emergenciais. Entre as ações, ficou definida a antecipação para abril do pagamento da parcela de 50% do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, ao custo de 23 bilhões de reais, e a suspensão da prova de vida dos beneficiários do Instituto por 120 dias. Guedes também pediu ao Congresso a aprovação de 19 projetos considerados "prioritários".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Caio
2020-03-16 14:39:11O Jose? Eu não fiz um comentário sobre o governo.. fiz sobre sua arrogância.. e você fez o de sempre..zurrou.. você é nossa jumenta..
Joelson
2020-03-16 12:41:20O ajuste fiscal ficou para a próxima geração ... Viva o provável retorno da inflação ! Tudo por conta da irresponsabilidade do Congresso Desnaturado ... Triste.
Ivo
2020-03-16 11:53:46Provavelmente a principal medida do Paulo Engodo vai ser o aumento ou criação de novos impostos...
Celso
2020-03-16 11:48:50GUEDES ENTOPE ESTE CONGRESSO DE MEDIDAS PROVISÓRIAS E JÁ VAI GOVERNANDO ESQUECE ESTE VULPINOS
Emílio Cêdo
2020-03-16 09:32:17Espero que não, mas ao que parece logo, logo, o vírus vai ser desculpa para confiscos (lembro do confisco da poupança com Collor), impostos "indesejáveis", leis esdrúxulas, e "incentivos" para algumas empresas preferidas.
Raquel
2020-03-16 09:03:58O Fundo Partidário poderia ir direto para a área da Saúde... Aí sim, observaríamos que nossos serviçais (deputados e senadores), estariam preocupados com este surto
Wilson
2020-03-16 09:02:06Esse Jose só pode ser o Zé Dirceu disfarçado
Roberto
2020-03-16 08:59:14Estarrecido pelo comportamento do Presidente. Votei nele, mas considero que tem sido um total irresponsável em todos os sentidos. Acho que a ida aos USA contaminou ele com Trumpismo Agudo !!!
Caio
2020-03-16 08:16:52Jose, por que você não se candidata a presidente ou monta uma equipe econômica? Partido Novo tá aí. Vamos lá! Ficar arrotando é fácil, quero ver fazer! Pode mugir ou zurrar.
Jose
2020-03-16 07:09:44Resolveu se mexer, né? O governo sabia que a pandemia viria, que o impacto na economia mundial seria grande e que tudo era apenas uma questão de tempo. Porque não planejou e implementou as medidas antes? O Brasil continua sendo a república dos puxadinhos!