Contagem dos votos no Peru tem diferença menor que 1 ponto percentual
Na manhã desta segunda, 7 de junho, a Oficina Nacional de Processos Eleitorais do Peru tinha contabilizado cerca de 90% dos votos válidos do segundo turno da eleição presidencial, ocorrida no domingo. O resultado preliminar, com base nas atas eleitorais, indicava Keiko Fujimori (foto), do partido Força Popular, à frente com 50,4% dos votos. Pedro...
Na manhã desta segunda, 7 de junho, a Oficina Nacional de Processos Eleitorais do Peru tinha contabilizado cerca de 90% dos votos válidos do segundo turno da eleição presidencial, ocorrida no domingo.
O resultado preliminar, com base nas atas eleitorais, indicava Keiko Fujimori (foto), do partido Força Popular, à frente com 50,4% dos votos. Pedro Castilo, do Peru Livre, aparecia com 49,5%.
A diferença entre os dois candidatos é de 135 mil votos, o que representa 0,84 ponto percentual. É uma fração mínima. O total de votos emitidos supera os 16 milhões.
Os votos que demoram mais para chegar são os de lugares mais distantes do interior, onde Pedro Castillo tem vantagem, e os de peruanos que votaram no exterior.
Apenas 10% dos votos de peruanos no exterior foram registrados. Entre eles, Keiko tem 68% e Castillo, 31%. Países com uma importante comunidade peruana, como os Estados Unidos, Espanha, Argentina e Chile ainda não tiveram suas urnas contabilizadas.
"Dos 990 mil eleitores no exterior, quase 650 mil votaram, o que é um recorde histórico. Como entre eles Keiko tem a maioria, a diferença de votos não deve ter uma mudança radical até o final da contagem", diz o peruano Aníbal Quiroga, professor de direito na Universidade de Lima.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)