Como os sócios da 3G reagiram ao rombo da Americanas, segundo seu ex-CEO
Sergio Rial (foto), que foi o CEO das Lojas Americanas por sete dias em janeiro, explicou ao Senado nesta terça-feira (28) como foram as reações dos "acionistas de referência" da empresa —a saber: os bilionários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles— ao rombo de 35 bilhões de reais nas contas da empresa. "Os...
Sergio Rial (foto), que foi o CEO das Lojas Americanas por sete dias em janeiro, explicou ao Senado nesta terça-feira (28) como foram as reações dos "acionistas de referência" da empresa —a saber: os bilionários Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles— ao rombo de 35 bilhões de reais nas contas da empresa.
"Os sócios se mostraram absolutamente surpresos e não tiveram nenhuma outra ação naquele momento senão a tentativa, primeiro, de revelar a verdade", disse Rial aos senadores. Ele, que se demitiu logo após informar ao mercado das "inconsistências" na dívida bancária da empresa, disse que os sócios tentaram convencê-lo a ficar.
"A partir dali, eles me pedem para que eu permaneça mais alguns dias como assessor, para que eu possa pelo menos conduzir a empresa a um caminho viável", disse ele aos parlamentares. Rial se sentou ao lado do atual CEO da empresa, Leonardo Coelho Pereira, e disse acreditar que a empresa irá se recuperar (Pereira, no entanto, disse que a empresa não pode mais errar).
Apesar da fala de Rial, há quem duvide que o trio de bilionários, donos de participações na Ambev, Eletrobras e na 3G Capital, estivesse de fato alheio aos problemas da empresa. Na ação aberta para requerer seu quinhão da Americanas, o BTG Pactual bateu neste mesmíssimo ponto.
“Os três homens mais ricos do Brasil (com patrimônio avaliado em R$ 180 bilhões), ungidos como uma espécie de semideuses do capitalismo mundial ‘do bem’, são pegos com a mão no caixa daquela que, desde 1982, é uma das principais companhias do trio“, diz o agravo de instrumento que pedia a suspensão da liminar que protegia a Americanas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Odete6
2023-03-29 02:42:21É um evento administrativo do mesmo estilo dos eventos administrativos da Vale: enlameado.
Luís Rutman
2023-03-28 16:59:21E a empresa de auditoria nada? Cobram milhões e ninguém comenta a sua responsabilidade, talvez porque os bancos também devem alguns buracos negros !!!
Hilton
2023-03-28 14:07:23Não acredito que eles soubessem