Como ficam os prazos para o Brasil entrar na OCDE
Apesar de manter o apoio à entrada do Brasil na OCDE (foto), os Estados Unidos somente indicarão a Argentina e a Romênia para terem o pedido de ingresso aprovado este ano. Com isso, a atenção se volta para a próxima reunião para decidir sobre os novos membros, marcada para maio. Se o Brasil tiver o...

Apesar de manter o apoio à entrada do Brasil na OCDE (foto), os Estados Unidos somente indicarão a Argentina e a Romênia para terem o pedido de ingresso aprovado este ano.
Com isso, a atenção se volta para a próxima reunião para decidir sobre os novos membros, marcada para maio.
Se o Brasil tiver o pedido de entrada aceito no ano que vem, então começará o período conhecido como "processo de acessão” – uma longa adaptação para as normas da OCDE. Ao final da acessão é que se dá a entrada formal do novo membro.
A duração do período de acessão pode variar bastante. Se a nação estiver muito atrasada em relação às exigências da OCDE, como foi o caso da Colômbia, a adaptação pode demorar quatro anos. Se estiver mais adiantada, como foi o exemplo do Chile, dois anos e meio.
“Caso o Brasil continue avançando por conta própria para incorporar as normas da OCDE, mesmo sem a aprovação do pedido, então não deverá ocorrer um atraso em sua entrada formal”, diz Ana Cláudia Utumi, sócia-fundadora do escritório Utumi advogados, em São Paulo. "A impressão que tenho, olhando para a velocidade dos Grupos de Trabalho do Brasil com a OCDE no setor tributário, é a de que as datas finais não serão postergadas. Em algum momento, o Brasil será aceito no grupo."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
VILÃO INOCENTE
2019-10-13 02:47:06Tem imbecil torcendo contra a entrada do Brasil na OCDE, somente para poder se deleitar em ofensas ao presidente por sua incapacidade de formalizar tal entrada. Gente assim deveria ser apátrida.
PAULO
2019-10-12 12:41:20Qual ė o mais "cretino"?
Raimundo
2019-10-11 22:32:56É lamentável como alguns comentários são desrespeitosos, isso não acrescenta nada, se queremos construir um novo país temos que pensar diferente, estamos todos na mesma Nau, e torcer contra não vai deixar ninguém bem.
Massaaki
2019-10-11 17:07:24Daqui a 30 anos. kkkkk...
Zilma
2019-10-11 16:26:17"Deixa! eles tão sempre tratando a gente como um "povinho medíocre que não sente na pele o envergonhamento público diante do mundo"!!! deixa, vamos ver depois "do fringir dos ovos a banha que sobra", ditado mineiro que minha mãe usava nesses casos!!!!
Cretino
2019-10-11 12:13:25Se o Chile, que é organizado, levou dois anos e meio depois da acessão, o Brasil levará de 3 a 4 anos, bem depois de JB. Isso se os USA derem aval ao Brasil.