Como fica o voto negro na disputa entre Kamala e Trump
Os eleitores negros têm sido cortejados pela campanha do republicano Donald Trump e da democrata Kamala Harris. Uma pesquisa da CBS News Poll do início de agosto mostrou que Kamala tem 81% das intenções de voto e Trump, 18%. Kamala se sai melhor que o presidente Joe Biden nesse grupo de eleitores. O atual mandatário...
Os eleitores negros têm sido cortejados pela campanha do republicano Donald Trump e da democrata Kamala Harris. Uma pesquisa da CBS News Poll do início de agosto mostrou que Kamala tem 81% das intenções de voto e Trump, 18%. Kamala se sai melhor que o presidente Joe Biden nesse grupo de eleitores. O atual mandatário aparecia com cerca de 59% entre os negros. Há décadas, os democratas (foto) se saem melhor que os republicanos nesse setor. O mais importante será observar a diferença entre os dois e saber se os eleitores irão ou não votar no dia 5 de novembro. Crusoé conversou com a cientista política americana Jamil Scott, que pesquisa o voto negro na Universidade Georgetown, em Washington.
Como tem sido o desempenho de Kamala Harris entre os eleitores negros?
Kamala está se saindo muito bem entre os eleitores negros. Pesquisas recentes sugerem que o apoio à democrata é maior do que o apoio ao Trump. O anúncio de que a vice-presidente estava concorrendo ao cargo em vez do presidente Biden trouxe uma nova energia à campanha, especialmente entre os eleitores negros. Mas isso não significa que os eleitores negros sairão para votar na atual vice-presidente no dia da eleição. Nos próximos dias, todos vamos ouvir mais sobre sua agenda política, o que será significativo para que os eleitores negros tomem uma decisão. Embora muito tenha se falado sobre um pequeno aumento de eleitores negros apoiando Donald Trump, a maior preocupação para Kamala não é se os eleitores negros mudarão sua lealdade partidária, tornando-se republicanos, mas se eles ficarão ou não em casa no dia da eleição.
O que ela poderia fazer quanto a isso?
Será preciso mobilizar os eleitores para eles comparecerem no dia da eleição. Também é preciso haver diretrizes políticas claras que falem dos interesses dos eleitores negros na plataforma de Kamala e Tim Walz para encorajar os eleitores de que suas vozes estão sendo ouvidas.
O que se pode falar sobre as posições políticas de Kamala?
Ela ainda não divulgou sua agenda política. Mas, dadas suas posições políticas anteriores como promotora e sua plataforma anterior como candidata (para presidente e, depois, concorrendo ao lado do presidente Biden), não acho que sua agenda política será muito diferente. Onde ela terá que se diferenciar de Biden, especialmente neste momento político, é encontrar uma posição palatável para os membros de seu partido que fale com as preocupações dos ativistas sobre Israel e Palestina. Manifestantes e ativistas estão pressionando sua campanha por uma posição clara sobre esta questão.
Por que Trump consegue se sair melhor entre os eleitores negros, comparando com outros republicanos?
Eu diria que se dar bem com os eleitores negros é relativo aqui. Os eleitores negros ainda se identificam esmagadoramente com o Partido Democrata e apoiam candidatos democratas. Onde Trump está ganhando terreno é com uma fatia de 10% a 12% dos eleitores negros, que estão dispostos a apoiar o Partido Republicano e seus candidatos.
Mas o que os atrai em Trump?
Uma das coisas é o questionamento que ele faz sobre o quanto o Partido Democrata está servindo aos eleitores negros. Muitos também veem Trump como o responsável pelos cheques de estímulo entregues durante a pandemia e olham para o apoio que ele recebeu de figuras públicas negras famosas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)